Mães empreendedoras: como conciliar maternidade e empreendedorismo

mães empreendedoras

Mães empreendedoras: como conciliar maternidade e empreendedorismo

O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho. No entanto, ainda são vários os desafios a serem enfrentados. Dentre eles, encontra-se a rotina das mães empreendedoras.

 

Afinal de contas, conciliar maternidade e empreendedorismo não é uma tarefa das mais fáceis. Contudo, não estamos falando de algo impossível. Hoje, as mães empreendedoras têm se apresentado como uma nova face da mulher moderna.

 

Deste modo, de acordo com o Sebrae, ser mãe e empreendedora ao mesmo tempo é um contexto comum entre as empresas de sucesso. Afinal, as organizações fundadas por mulheres apresentam um lucro maior do que aquelas lideradas por homens.

 

Sendo assim, o que você acha de compreender melhor sobre a rotina das mães empreendedoras e os seus desafios? Continue acompanhando o nosso artigo com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

 

Aproveite para acompanhar também o conteúdo referente ao tema: Pequenas empresas: o contador é importante pra quê?

 

Quais os desafios enfrentados pelas mães empreendedoras?

Atualmente, o público feminino tem conquistado um espaço relevante no mercado de trabalho. É mais do que comum encontrar mulheres ocupando cargos de liderança nas empresas.

 

No entanto, são vários os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente corporativo. Afinal de contas, em determinado momento, se torna necessário saber conciliar os desafios envolvidos na vida profissional e maternidade.

 

Este é o contexto enfrentado pelas mães empreendedoras, que precisam conciliar a rotina entre ocupar cargos de liderança nas organizações e ser mãe ao mesmo tempo.

 

Sendo assim, ser uma mãe empreendedora é fazer com que os empecilhos e desafios envolvidos na rotina de mãe não interfiram em seus sonhos relacionados à vida profissional.

 

Mães empreendedoras possuem o costume de utilizar o período referente à licença maternidade para planejar seus negócios. O foco é traçar estratégias assertivas que resultem no sucesso empresarial.

 

Portanto, o principal desafio de uma mãe empreendedora é ter tempo de qualidade com os filhos e, ao mesmo tempo, trabalhar com aquilo que gosta e obter sua renda.

 

Vamos descobrir como ser bem-sucedida neste aspecto? Continue acompanhando e conheça dicas para conciliar a maternidade com o empreendedorismo!

 

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Quais as normas contábeis para entidades sem fins lucrativos?

 

Como as mães empreendedoras podem conciliar maternidade e empreendedorismo?

A fim de obter uma rotina na qual a maternidade não influencie negativamente no empreendedorismo, é fundamental seguir algumas dicas essenciais. Acompanhe algumas delas a seguir:

 

  • Planejamento;
  • Organização da rotina;
  • Faça anotações;
  • Saiba lidar com imprevistos;
  • Não abandone os seus sonhos;
  • Adote o home office.

 

Desta maneira, confira conosco como cada uma das dicas citadas acima podem ser colocadas em prática na vida das mães empreendedoras. Vamos lá?

 

1. Planejamento

O primeiro passo para conciliar maternidade e empreendedorismo é a elaboração de um planejamento. Com isso, é essencial compreender como será a nova rotina, respeitando assim os seus limites.

 

Deste modo, é fundamental que mães empreendedoras saibam qual é o melhor horário para lidar com as demandas da empresa. O que permite que elas não se sobrecarreguem com as suas várias atividades.

 

Aproveite para ler também o nosso artigo sobre o: Pix: tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento.

 

2. Organização da rotina

O próximo passo para uma maior conciliação das tarefas de mães empreendedoras é estabelecer uma rotina organizada.

 

Desta forma, é indispensável ter todos os horários devidamente organizados, o que permite dedicar tempo para você, marido, trabalho, casa e filhos.

 

3. Faça anotações

Por mais organizada que uma mãe empreendedora seja, é fundamental que ela faça anotações e não confie somente em si.

 

Logo, agendas e planners são ferramentas essenciais no dia a dia das mães empreendedoras. Não se esqueça de utilizá-las para otimizar toda a rotina e afazeres.

 

Confira também o nosso artigo referente ao assunto: Qual é o papel da contabilidade no terceiro setor?

 

4. Saiba lidar com imprevistos

A rotina das mães empreendedoras é repleta de imprevistos que precisam, necessariamente, serem resolvidos.

 

Sendo assim, é de extrema importância ter uma reserva ou poupança para que seja possível lidar com eles com assertividade.

 

5. Não abandone os seus sonhos

Quando falamos na conciliação entre maternidade e empreendedorismo, não estamos nos referindo a uma tarefa simples. Logo, haverão momentos em que desistir pode até parecer ser uma saída.

 

No entanto, é necessário sempre lembrar que fizeram você escolher ser uma mãe empreendedora. O que funciona como um impulso para não desistir dos seus sonhos.

 

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre: Por que ter um contador para uma ONG ou Associação?

 

6. Adote o home office

Uma última dica para saber lidar com a rotina das mães empreendedoras é a adoção do home office como modalidade de trabalho. Assim, é possível continuar desempenhando as atividades operacionais enquanto dedica tempo ao cuidado dos filhos.

 

Portanto, é possível fazer do ambiente domiciliar o próprio escritório, no qual todas as demandas serão devidamente concluídas.

 

Podemos concluir que as mães empreendedoras, apesar de encontrarem diversos desafios, podem ser bem sucedidas em suas tarefas. Siga as nossas dicas e compartilhe conosco o resultado!

 

Conte com apoio de nossos profissionais! Na Mercantil Assessoria Contábil transmitimos aos empresários conhecimentos acerca da importância, necessidade e de como fazer um Planejamento Tributário visando redução legal de tributos e contribuições, mediante análise das diversas alternativas que a lei proporciona.

 

Caso queira continuar acompanhando o nosso conteúdo, acesse o nosso blog e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais.

Nenhum comentário

Postar um comentário