Empreendedorismo feminino no Brasil: descubra como as mulheres estão mudando a cara do mundo dos negócios e liderando empresas!

empreendedorismo feminino

Empreendedorismo feminino no Brasil: descubra como as mulheres estão mudando a cara do mundo dos negócios e liderando empresas!

O mundo dos negócios vem passando por várias transformações e, com isso, o empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais destaque. Fato que está mudando por completo o cenário do mercado.

 

Constantemente estereotipadas, as mulheres estão se mostrando cada vez mais capazes de estarem à frente das grandes organizações. Com isso, expertises como gestão e resultados estão entre as principais características do empreendedorismo feminino.

 

No entanto, são vários os desafios encontrados pelas mulheres no mundo de negócios. Afinal de contas, estamos falando de um ambiente que, historicamente, é marcado pela dominância do público masculino.

 

Sendo assim, é de extrema importância compreender como o empreendedorismo feminino tem se destacado no mercado. O que você acha de descobrir quais são os principais desafios por trás deste cenário?

 

Acompanhe o nosso artigo e entenda melhor como as mulheres estão mudando a cara do mundo dos negócios e liderando empresas. Leia com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

 

Confira também o nosso artigo referente ao tema: Quais as normas contábeis para entidades sem fins lucrativos?

 

Como o empreendedorismo feminino tem se apresentado no mercado?

O empreendedorismo feminino tem se apresentado cada vez mais como uma tendência no mercado de trabalho. É o que tem inspirado uma grande quantidade de mulheres a abrirem as suas próprias empresas.

 

Atualmente, é mais do que comum encontrar mulheres à frente das empresas. Logo, os cargos de liderança estão sendo ocupados pelo público feminino. Contexto que já tem se tornado comum no mundo dos negócios.

 

Segundo o Sebrae, em parceria com o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em uma pesquisa realizada em 2019, constatou a existência de 24 milhões de mulheres empreendedoras em todo o Brasil.

 

Contudo, como já adiantado, estamos falando de um caminho repleto de desafios e de obstáculos que precisam ser superados. Uma das principais é a conciliação entre a vida pessoal e profissional, além do preconceito de gênero que ainda acontece.

 

A resposta para o contexto acima tem sido cada vez mais positiva, uma vez que o empreendedorismo feminino vem ocupando um espaço de destaque no ambiente empresarial.

 

Portanto, continue acompanhando o nosso artigo para compreender melhor todos os obstáculos enfrentados pelas mulheres. Vamos lá?

 

Aproveite e acompanhe também o nosso artigo sobre o: Pix: tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento.

 

Quais os obstáculos por trás do empreendedorismo feminino?

Por mais que os números que cercam o empreendedorismo feminino sejam positivos, ainda existem vários obstáculos no mundo dos negócios.

 

Ainda segundo o Sebrae, mesmo apresentando nível de escolaridade superior, as mulheres recebem 22% a menos que os empresários homens. Mas este não é o único obstáculo enfrentado pelo público feminino.

 

Um outro problema existente no empreendedorismo feminino são os altos índices de desistência. Hoje, apenas 39% das mulheres conseguem chegar até o patamar de donas do próprio negócio.

 

Deste modo, acompanhe a seguir outros desafios enfrentados pelas mulheres no mundo dos negócios. Confira!

 

  • Dificuldade de crescimento;
  • Maior insegurança;
  • Conciliar vida pessoal e profissional;
  • Lidar com a maternidade;
  • Entre outros.

 

No entanto, por mais que existam diferentes desafios por trás do empreendedorismo feminino, é possível sim encontrar mulheres de destaque no mercado de trabalho, mesmo trabalhando em home office. O primeiro passo para alcançar tal status é trabalhar um perfil empreendedor.

 

Portanto, acompanhe a seguir como alcançar um perfil de mulher empreendedora e alcançar destaque nessa jornada. Confira conosco!

 

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Brasília.

 

Como se consolidar como uma mulher empreendedora?

Empreender e abrir a própria empresa é um desafio cercado de desafios e de competências por parte de quem está à frente de um negócio.

 

Deste modo, características como persistência, resiliência, boa administração e conhecimento financeiro são somente algumas das peças-chave por trás de uma empreendedora de sucesso.

 

Sendo assim, quando falamos em empreendedorismo feminino e o perfil de uma mulher de sucesso, existem características próprias da mulher que fazem com que elas se posicionem com maior destaque. Confira:

 

  • Inteligência emocional;
  • Detalhista;
  • Hábil;

 

Portanto, saiba que o empreendedorismo feminino é um assunto que tem deixado de ser um tabu e se consolidado como uma realidade no mercado de trabalho.

 

Conte com a Mercantil Assessoria Contábil não somente para abrir a sua empresa, como também para fazer uma gestão mais assertiva e focada em bons resultados, pois aqui temos metodologias avançadas! Entre em contato conosco e descubra como os nossos serviços podem te ajudar!

 

O que você achou do nosso artigo? Para acompanhar outros iguais a este, acesse o nosso blog e confira! Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos!

 

Além disso, acompanhe também o nosso artigo sobre: Entidades sem fins lucrativos: como remunerar seus dirigentes sem perder a isenção fiscal.

Nenhum comentário

Postar um comentário