Mulheres e o mercado de trabalho: Os diferenciais da presença feminina no setor

mulheres-e-o-mercado-de-trabalho

Mulheres e o mercado de trabalho: Os diferenciais da presença feminina no setor

A relação entre as mulheres e o mercado de trabalho tem se apresentado de uma forma diferente nos últimos anos. Isso porque, tem se tornado cada vez mais comum encontrar o público feminino ocupando cargos de destaque nas empresas.

 

No entanto, mesmo com a relevante participação da mulher no mercado de trabalho, são vários os desafios que ainda precisam ser superados. Afinal, problemas como preconceito persistem em tornar o caminho mais difícil.

 

Acompanhe a seguir alguns dos exemplos de desafios encontrados na relação entre mulheres e o mercado de trabalho:

 

  • Desigualdade salarial;
  • Discriminação;
  • Assédio;
  • Sobrecarga.

 

Deste modo, é fundamental passar por todos os obstáculos citados acima para trilhar um caminho de sucesso. Com isso, nada melhor do que acompanhar um artigo sobre os diferenciais da presença feminina no ambiente corporativo.

 

Portanto, acompanhe conosco e descubra tudo o que você precisa saber sobre as mulheres e o mercado de trabalho. Vamos lá?

 

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre: Como ficam as férias e o 13º salário dos empregados que tiveram suspensão de contrato?

 

Qual a história por trás da relação entre mulheres e o mercado de trabalho?

A relação entre as mulheres e o mercado de trabalho começou dentro do contexto histórico da revolução industrial. Afinal, as indústrias estavam crescendo e precisavam de profissionais para desempenhar as atividades.

 

Deste modo, elas recorreram à contratação do público feminino. No entanto, tanto cargo quanto salário eram inferiores quando comparados com os homens. Ou seja, a desigualdade não é algo de hoje, mas existe desde muito tempo atrás.

 

O contexto foi se adaptando com o passar dos anos e, com isso, a mulher foi conseguindo conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Apesar dos cargos melhores, ainda é possível encontrar uma disparidade em relação ao salário.

 

Sendo assim, ainda existem diversos desafios que precisam ser superados pelas mulheres no mercado de trabalho. Continue acompanhando para compreender melhor sobre este assunto. Confira!

 

Aproveite para acompanhar também o nosso artigo sobre as: Pequenas empresas: o contador é importante pra que?

 

Quais os principais desafios entre as mulheres e o mercado de trabalho?

Por mais que a relação entre mulheres e o mercado de trabalho tenha se desenvolvido e apresentado melhorias, ainda é cedo demais para afirmar que o público feminino conquistou o seu espaço.

 

Afinal de contas, a sociedade ainda impõe diversos obstáculos que precisam, necessariamente, serem superados. Vamos compreender quais são?

 

Maior carga de trabalho

De acordo com dados do IBGE, as mulheres acabam se dedicando 18 horas a mais do que os homens durante uma semana. Viu como essa diferença é gritante?

 

Além disso, a mulher ainda precisa se planejar para lidar com as rotinas de casa, cuidar dos filhos e com os afazeres domésticos.

 

Leia também o nosso artigo sobre o: Pix: tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento.

 

Assédios e discriminação

A relação entre mulheres e o mercado de trabalho ainda é marcado por problemas como assédios e discriminação. Com isso, a luta pela igualdade de gênero tem se apresentado cada vez mais como uma luta diária.

 

Sendo assim, lutar contra assédios e discriminação faz parte da ascenssão da mulher no mercado de trabalho.

 

Profissões com dominância masculina

Mesmo com os avanços relacionados ao público feminino no ambiente corporativo, existem profissões que são associadas aos homens. Cenário que tende a mudar nos próximos anos.

 

Deste modo, confira algumas das principais profissões que, hoje, são ocupadas pelo público masculino:

 

  • Bombeiro;
  • Mecânico;
  • Cineasta;
  • Piloto de avião.

 

Confira também o nosso artigo sobre o assunto: Contabilidade para associações civis e entidades assistenciais.

 

Quais as vantagens da mulher no mercado de trabalho?

Sem sombra de dúvidas, uma empresa, ao optar por contratar uma mulher, pode colher uma série de benefícios. Afinal de contas, o público feminino tem muito o que acrescentar no ambiente empresarial.

 

Portanto, conheça algumas das vantagens que a sua empresa pode colher com a contratação de mulheres:

 

  • Maior equilíbrio;
  • Profissionais resilientes;
  • Melhores ouvintes.

 

Logo, uma empresa só tem a ganhar quando investe na contratação do público feminino para ocupar cargos de relevância. A relação entre as mulheres e o mercado de trabalho tem muito o que acrescentar na rotina de um negócio.

 

Conte com a Mercantil Assessoria Contábil não somente para abrir a sua empresa, como também para fazer uma gestão mais assertiva e focada em bons resultados, pois aqui temos metodologias avançadas! Entre em contato conosco e descubra como os nossos serviços podem te ajudar!

 

O que você achou do nosso conteúdo? Saiba que é possível continuar acompanhando por meio das nossas redes sociais e blog. Acesse e confira!

Nenhum comentário

Postar um comentário