Qual é o papel da contabilidade no terceiro setor?

qual-e-o-papel-da-contabilidade-no-terceiro-setor-mercantil

Qual é o papel da contabilidade no terceiro setor?

Você sabia que a contabilidade no terceiro setor cumpre um papel de extrema importância para instituições sem fins lucrativos?

 

Afinal de contas, as entidades precisam cumprir uma série de obrigações e se manter em dia com a legislação em vigor. Fato que demanda um controle mais assertivo dos seus processos.

 

Sendo assim, a contabilidade no terceiro setor é indispensável para que tais serviços possam se desenvolver. Isso porque estamos falando de profissionais especializados que possuem como intuito otimizar a gestão de uma instituição.

 

Inclusive, você sabe qual é a importância dos serviços contábeis especializados no terceiro setor e como se dá a sua atuação?

 

Preparamos um artigo para explicar melhor sobre a contabilidade no terceiro setor para entidades sem fins lucrativos. Leia com atenção e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!

 

Além disso, acompanhe também o nosso artigo sobre Você sabe qual a importância de uma contabilidade para sua ONG ou Associação?

 

O que é o terceiro setor?

Qualquer sociedade civil de um país democrático tem em sua constituição três setores que se encontram interligados e interdependentes. O que significa que eles interagem entre si e se fiscalizam.

 

Desta forma, eles cumprem um papel de extrema importância dentro do país. Confira a seguir quais são:

 

  • Governo;
  • Empresas privadas;
  • Entidades sem fins lucrativos.

 

Sendo assim, o terceiro setor é um grupo econômico constituído por Organizações Não Governamentais (ONG), entidades sem fins lucrativos e associações.

 

As instituições que fazem parte do terceiro setor não possuem cunho lucrativo. Muito pelo contrário, elas possuem como intuito combater exclusões e lutar para garantir direitos sociais de toda a população.

 

Deste modo, é possível que você esteja se questionando como que o terceiro setor se mantém no mercado. Neste sentido, elas sobrevivem por meio de doações, repasses de verbas públicas e tributos que foram recolhidos de empresas participantes das Leis de Incentivo Fiscal.

 

Contudo, após compreender o que é o terceiro setor e como ele se apresenta, é possível que você esteja se questionando qual a sua relação com a contabilidade.

 

Portanto, confira a seguir qual é o papel e a importância da contabilidade no terceiro setor e quais são os seus serviços.

 

Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto Plano de ação para empresas: O que é e como desenvolver?

 

Qual o papel da contabilidade no terceiro setor?

ONGs, associações e entidades sem fins lucrativos precisam de recursos financeiros para se manter no mercado.

 

Desta forma, na maioria das vezes, os gestores na liderança de instituições sem fins lucrativos não encontram tempo ou conhecimento específico para lidar com as burocracias e a gestão no terceiro setor.

 

Sendo assim, o terceiro setor possui algumas obrigações que, constantemente, são fiscalizadas pelo governo. Motivo de dúvidas para os seus líderes.

 

É neste sentido que a contabilidade no terceiro setor se apresenta como uma aliada às ONGs e Associações. O foco é se manter em dia com todas as obrigações, além de proporcionar uma melhor gestão e controle financeiro.

 

Afinal de contas, as entidades sem fins lucrativos precisam fazer uma melhor gestão dos recursos financeiros que são arrecadados. É o que garante que tais instituições possam se manter ativas, sem correr riscos.

 

Que tal compreender melhor a atuação de uma contabilidade no terceiro setor na prática? Veja a seguir alguns dos principais serviços contábeis desempenhados por um contador especializado.

 

Confira também o nosso artigo sobre o assunto Abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Brasília.

 

Qual o papel do contador para o terceiro setor?

O contador especializado no terceiro setor atua a fim de manter entidades sem fins lucrativos dentro da legislação, cumprindo todas as suas obrigações, além de realizar um melhor planejamento financeiro.

 

Deste modo, quando ONGs e Associações contam com uma contabilidade no terceiro setor, elas se posicionam com mais credibilidade no mercado.

 

É o que abre as portas para futuros doadores, uma vez que as entidades possuem respaldo que os seus recursos financeiros estão sendo bem administrados e podem, assim, trazer retorno para a sociedade.

 

Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais serviços prestados por uma contabilidade especializada no terceiro setor:

 

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstrações contábeis;
  • Apresentação de lucro ou prejuízo;
  • Entre outros.

 

Portanto, é de extrema importância que as instituições enquadradas no terceiro setor busquem a ajuda profissional de um serviço contábil especializado.

 

O que você achou do nosso conteúdo? Caso precise de mais informações, compartilhe conosco as suas dúvidas!

 

Aproveite também para acessar o nosso blog e acompanhar outros artigos como o que você acabou de ler.

 

Nenhum comentário

Postar um comentário