Por que ter um contador para uma ONG ou Associação?

quanto-cuåsta-um-funcionário-para-uma-empresa

Por que ter um contador para uma ONG ou Associação?

É comum encontrar gestores se questionando acerca da importância e do porquê ter um contador para uma ONG ou Associação. Você saberia responder tal dúvida?

 

Acontece que uma ONG ou Associação atuam dentro de um nicho que, na maioria das vezes, é operado de forma voluntária. Logo, é comum se questionar sobre o papel de um escritório de contabilidade especializado.

 

Contudo, dispor de um contador para uma ONG ou Associação é de extrema importância em diferentes aspectos.

 

Além disso, o não cumprimento de algumas obrigações pode comprometer a estrutura de uma organização. Isso porque é possível ter que enfrentar tantos problemas fiscais como judiciais.

 

O que você acha de compreender o papel e a importância de um contador para uma ONG ou Associação?

 

Acompanhe o nosso artigo e descubra como se beneficiar por meio do suporte de uma contabilidade. Aproveita para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto!

 

Leia também o conteúdo referente ao tema Contabilidade para associações civis e entidades assistenciais.

 

Por que contar com um contador para uma ONG ou Associação?

Antes de compreender o papel de um contador especializado, é de extrema importância entender do que se trata uma ONG ou Associação.

 

Estamos falando de entidades sem fins lucrativos que possuem como principal objetivo atuar em prol do interesse de um determinado grupo de pessoas.

 

Sendo assim, é necessário, em primeiro lugar, formalizar de forma oficial a sua entidade. O que pode, para muitos gestores, se apresentar como um processo bastante complexo e com mais etapas do que a abertura de uma empresa.

 

Deste modo, contar com um contador para uma ONG ou Associação é uma atitude bastante assertiva. Afinal de contas, a falta de conhecimento técnico pode se tornar um entrave no momento de oficializar uma entidade.

 

Ainda existem outros aspectos que, quando analisados, justificam o porquê uma ONG ou Associação precisam de um contador. Continue acompanhando para entender melhor!

 

Confira também o nosso artigo sobre o assunto Abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Brasília.

 

Como um contador pode ajudar uma ONG ou Associação?

Você já conseguiu compreender que uma ONG se apresenta como uma entidade sem fins lucrativos, correto?

 

No entanto, não passa pela mente de muitas pessoas que as ONGs e Associações precisam de recursos financeiros para se manter ativa e operando no mercado.

 

Sendo assim, confira a seguir algumas das principais atuações do contador em prol de entidades sem fins lucrativos. Vamos lá?

 

Além disso, acompanhe também o nosso artigo sobre o Planejamento tributário para empresas do terceiro setor.

 

Controle financeiro

Como você já pode compreender, a rotina de uma entidade sem fins lucrativos é repleta de movimentações financeiras. O que demanda um maior controle financeiro por parte dos seus líderes.

 

Afinal de contas, além da arrecadação de fundos, uma ONG ou Associação também lidam com o registro de doações na Receita Federal. Processos que podem abrir as portas para várias dúvidas.

 

No entanto, profissionais contábeis são experientes em assuntos financeiros, contribuindo assim para um maior controle do aspecto financeiro de entidades sem fins lucrativos.

 

Administração do patrimônio

Uma outra responsabilidade de uma ONG ou Associação é a maneira com a qual os seus gestores lidam com o seu patrimônio.

 

Isso porque ele também precisa ser declarado junto à Receita Federal para garantir a legalidade de tais entidades.

 

Sendo assim, o responsável por registrar o patrimônio é o contador, garantindo assim a assertividade de todo o processo.

 

Acompanhe também o artigo sobre o assunto Dicas para um plano financeiro para o prestador de serviço.

 

CNPJ para ONG ou Associação

Por fim, como foi possível perceber no início deste artigo, o processo de abertura de uma ONG ou Associação pode ser repleto de dúvidas.

 

Logo, os gestores precisam obter um CNPJ, fator que vai proporcionar uma maior facilidade em processos como doações de órgãos governamentais.

 

Sendo assim, dispor do suporte de um contador para uma ONG ou Associação é de extrema importância, uma vez que ele se responsabiliza por garantir todas as certificações necessárias.

 

Ou seja, contar com um serviço especializado, como uma contabilidade, permite que uma entidade sem fins lucrativos possa se manter ativas. O que proporciona uma maior segurança contra problemas em sua estrutura e gestão.

 

Portanto, não pense duas vezes antes de contar com um contador para uma ONG ou Associação. Entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar!

 

Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos como este! Confira!

 

Nenhum comentário

Postar um comentário