Mercantil Assessoria Contábil

“FGTS Digital: A Revolução nos Departamentos Pessoais das Empresas está Chegando!”

Prezados leitores,

Temos uma grande novidade para compartilhar com vocês, especialmente aqueles que atuam nos Departamentos Pessoais dos escritórios de contabilidade e empresas em geral. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Digital está prestes a entrar em vigor, trazendo consigo uma série de benefícios e mudanças significativas. Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa revolução no recolhimento do FGTS.

Fases de Testes

A fase de testes já começou para as empresas do Grupo 1 do eSocial, iniciando em 19 de agosto. Os demais grupos terão a oportunidade de testar o FGTS Digital a partir de 16 de setembro, e todos os grupos poderão participar dos testes até 10 de novembro deste ano.

Benefícios do FGTS Digital

A expectativa é que o FGTS Digital reduza significativamente o tempo gasto pelas empresas no processo de recolhimento do FGTS, passando de 34 horas para apenas 25 horas mensais. Isso será possível porque as informações do eSocial alimentarão diretamente a base de cálculo do FGTS.

Além disso, o sistema deve eliminar burocracias e custos, reduzir despesas com tarifas, promover a transparência, integrar ambientes e facilitar o gerenciamento de informações.

O que estará disponível na fase de testes?

Durante a fase de testes, chamada de “Produção Limitada”, o FGTS Digital receberá as bases de cálculo reais transmitidas ao eSocial pelas empresas. Isso permitirá a emissão de guias sem valor legal para que as empresas possam comparar os resultados com as guias geradas pelo SEFIP/Conectividade Social, identificando eventuais divergências e fazendo as correções necessárias.

Nessa fase, também será possível simular várias outras situações relacionadas ao recolhimento do FGTS, como contratação de parcelamentos, geração de procurações eletrônicas e consulta a extratos do empregador, entre outras funcionalidades.

Recolhimento Simplificado

Atualmente, o procedimento de recolhimento do FGTS envolve várias etapas, incluindo a geração de uma folha de pagamento, envio a um sistema da Caixa, aguardo da geração de um segundo documento e acesso a outro sistema para a transmissão e envio. Com o FGTS Digital, a folha de pagamento será transmitida automaticamente para o eSocial, que compartilhará as informações de forma automática, tornando o processo mais simples e eficiente.

Erros e Indisponibilidade

É importante ressaltar que esta fase de testes também é um período de aprendizado para o sistema FGTS Digital. Portanto, podem ocorrer momentos de lentidão, indisponibilidade do sistema ou erros em algumas funcionalidades. No entanto, não há motivo para preocupação, pois a equipe técnica está acompanhando o sistema de perto e implementará as soluções necessárias.

Caso encontre algum problema, você pode tentar novamente mais tarde ou registrar uma ocorrência nos Canais de Atendimento.

Conclusão

O FGTS Digital é uma evolução que trará benefícios significativos para as empresas e simplificará a vida dos profissionais de Departamento Pessoal. Fique atento às datas de teste e prepare-se para essa transformação que está prestes a revolucionar a forma como lidamos com o FGTS.

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o FGTS Digital, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar você a se adaptar a essa inovação.

Atenciosamente,

Mercantil Assessoria Contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *