Pequenas empresas: o contador é importante pra quê?

contador-para-pequenas-empresas-mercantil

Pequenas empresas: o contador é importante pra quê?

 

Que a contabilidade desempenha um papel fundamental para as empresas, todos nós sabemos. Neste sentido, a atuação de um contador é ainda mais necessária para as pequenas empresas.

 

Afinal de contas, o papel da contabilidade começa antes mesmo do empresário abrir a sua empresa. Ou seja, o contador é uma peça chave para apontar os melhores caminhos para o crescimento de um negócio.

 

Deste modo, as pequenas empresas encontram na contabilidade uma parceira estratégica, focada no seu crescimento sustentável.

 

Sendo assim, a atuação de um contador vai muito além do que apenas manter as pequenas empresas dentro da lei. Estamos falando de um profissional especializado em proporcionar uma gestão cada vez mais assertiva.

 

Portanto, acompanhe o nosso artigo para compreender a importância por trás de um profissional contábil. Leia com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Vamos lá?

 

Confira também o nosso conteúdo sobre: Você sabe qual a importância de uma contabilidade para sua ONG ou Associação?

 

Como um contador pode ajudar as pequenas empresas?

O sucesso de uma empresa passa por uma série de fatores. Dentre eles, temos a atuação de um escritório de contabilidade, que se apresenta como um aliado na gestão empresarial.

 

Isso se justifica de diversas maneiras. Afinal de contas, a contabilidade desempenha uma série de atividades em prol de uma empresa, proporcionando não somente a conformidade fiscal, como também um maior auxílio na tomada de decisão.

 

Deste modo, os empresários que estão dando os primeiros passos podem, por meio de um contador, empreender de maneira certa.

 

Ou seja, as pequenas empresas podem seguir os melhores caminhos para alcançar um lugar de destaque no mercado. Fato que faz com que seja necessário compreender como o contador pode ser útil.

 

Sendo assim, separamos uma lista com todos os benefícios por trás do papel de um contador para as pequenas empresas. Acompanhe conosco!

 

Leia também o nosso artigo sobre: Abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Brasília.

 

1. Abertura e formalização de pequenas empresas

Tirar o sonho de abrir o próprio negócio do papel é uma decisão que envolve uma série de burocracias. Contexto que demanda o suporte de um serviço especializado.

 

Deste modo, a falta de conhecimento técnico por parte dos empresários pode se tornar um entrave no momento de abrir pequenas empresas.

 

Contudo, ao decidir contar com o auxílio de um contador, é possível ser mais assertivo no processo de abertura e formalização de um negócio. Fato que evita erros e, consequentemente, atrasos no planejamento.

 

Acompanhe também o artigo sobre o: Pix: tudo o que você precisa saber sobre esse novo meio de pagamento.

 

2. Escolha do regime tributário

A escolha do regime tributário é de extrema importância para o dia a dia de uma empresa. Isso porque, ela define como será feito o recolhimento de impostos de um negócio.

 

Deste modo, as empresas podem escolher entre três opções distintas. Confira cada uma delas a seguir:

 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

 

Sendo assim, o correto enquadramento tributário é fundamental para as pequenas empresas. Afinal, ao optar pelo regime errado, os empresários podem acabar pagando mais impostos do que deveriam.

 

Portanto, é fundamental contar com a atuação de um contador, que vai guiar a escolha do regime tributário correto. Isso porque uma série de fatores devem ser levados em consideração.

 

Aproveite para acompanhar também sobre o: Plano de ação para empresas: o que é e como desenvolver?

 

4. Reduzir a carga tributária

A correta escolha do regime tributário é de extrema importância para que uma empresa consiga pagar uma menor quantidade de impostos.

 

No entanto, essa não é a única forma de reduzir a carga tributária de uma empresa. Ainda existem outras formas de pagar menos impostos de maneira legal, sem enfrentar problemas com o fisco.

 

Ou seja, o contador para pequenas empresas é indispensável, pois ele consegue enxergar oportunidades que os empresários desconhecem. Fato que proporcionará uma maior economia para o seu caixa.

 

5. Cumprimento de todas as obrigações

Quando pequenas empresas deixam de cumprir com as suas obrigações, elas estão sujeitas a causar um forte impacto negativo nas suas finanças.

 

Afinal de contas, são várias as responsabilidades por trás de um negócio. Logo, o desafio se encontra em permanecer em conformidade com todos eles, evitando assim multas e até mesmo ações na justiça.

 

Deste modo, o contador é fundamental para uma gestão mais responsável, na qual os empresários se mantenham em dia com todas as suas obrigações, sejam elas tributárias, trabalhistas, entre outras.

 

Portanto, você acabou de conferir alguns dos principais motivos do porquê pequenas empresas devem contar com o suporte de um contador. Não perca a oportunidade de otimizar a sua gestão de maneira assertiva.

 

Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como a nossa equipe de profissionais pode te ajudar! Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para outros conteúdos.

Nenhum comentário

Postar um comentário