Você sabe qual a importância de uma Contabilidade para sua ONG ou Associação?

Você sabe qual a importância de uma Contabilidade para sua ONG ou Associação?

Muitos ainda desconhecem, mas contar com uma contabilidade para sua ONG ou Associação é uma atitude bastante assertiva.

No entanto, você pode estar se questionando do porquê dispor do auxílio de um contador para associações sem fins lucrativos.

Ou seja, o papel de uma contabilidade especializada para sua ONG ou Associação é de extrema importância. Inclusive, ele se dá em diferentes frentes, auxiliando assim com uma gestão mais eficiente.

Líderes que estão à frente de uma ONG ou Associação podem sequer conhecer qual é a realidade. O resultado pode ser encontrar dificuldades para crescer e até mesmo mantê-las ativas.

Sendo assim, que tal compreender qual a importância de uma contabilidade para sua ONG ou Associação?

Leia o nosso artigo a seguir e confira como você pode se beneficiar por meio de uma contabilidade especializada!

Aproveite e confira também o nosso conteúdo sobre Tributação no E-commerce: entenda os impostos específicos.

Por que contar com uma contabilidade para sua ONG ou Associação?

Um erro bastante comum se encontra no entendimento acerca das burocracias por trás de entidades sem fins lucrativos.

Ou seja, ainda é desconhecido que uma ONG ou Associação tenha sim que lidar com processos fiscais, financeiros e judiciais na sua gestão.

Até porque para que uma entidade sem fins lucrativos possa sobreviver e se manter, ela precisa de recursos financeiros. Afinal, existem custos por trás do seu funcionamento.

Deste modo, é indispensável que toda ONG ou Associação busque manter um controle rígido sobre as suas finanças. É o que demanda o apoio e a atuação de uma contabilidade especializada.

Afinal de contas, contar com uma contabilidade para sua ONG ou Associação permite uma maior assertividade no controle financeiro. O que passa pelo gerenciamento dos valores referentes à arrecadação de fundos e registro de doações.

Como é possível de se imaginar, a falta de uma gestão financeira pode acarretar em problemas financeiros que, com o tempo, acabam comprometendo a estrutura e o funcionamento de uma ONG ou Associação.

Confira também o nosso artigo sobre o assunto Empreender em momentos de crise: Conheça 9 negócios promissores.

Como um contador pode ajudar uma ONG ou Associação?

Já foi possível perceber que uma ONG ou Associação precisa lidar com algumas burocracias. Sendo que a principal delas é o registro na Receita Federal das suas movimentações financeiras.

Outro ponto de atenção para os líderes à frente de uma entidade sem fins lucrativos diz respeito à gestão do seu patrimônio.

Deste modo, ambas as questões citadas acima acabam demandando um maior conhecimento por parte dos gestores. O que pode fazer com que eles tenham dificuldades na hora de realizar uma administração assertiva.

É no contexto acima que entra a contratação de uma contabilidade para sua ONG ou Associação. Afinal, estamos falando de profissionais especializados no assunto.

Em relação ao patrimônio de uma ONG ou Associação, deve-se entender que ele precisa ser declarado na Receita Federal. E nada melhor do que dispor do auxílio de especialistas para a concretização deste processo.

Além disso, também é necessário que as entidades sem fins lucrativos possuam um CNPJ. Estamos falando de um processo que pode gerar várias dúvidas aos gestores, tornando assim o papel de uma contabilidade indispensável.

Que tal compreender melhor como atua uma contabilidade para sua ONG ou Associação? Continue a leitura e descubra!

Leia também o nosso artigo sobre Fluxo de caixa e controle de estoque para restaurantes e bares: Entenda a importância.

Quais as atuações de uma contabilidade para sua ONG ou Associação?

Para que você compreenda melhor como a sua ONG ou Associação pode se beneficiar de uma contabilidade especializada, separamos algumas das suas principais atuações.

Dentre elas, nós podemos citar as seguintes:

  • Lidar com o seu patrimônio;
  • Gestão dos empregados.

Sendo assim, vamos agora entender como uma contabilidade para sua ONG ou Associação atua em cada um dos itens acima!

Aproveite e leia também sobre o assunto Reestruturação Financeira: Como replanejar as finanças em situações adversas.

Lidar com o seu patrimônio

A primeira atuação de uma contabilidade especializada é na administração do patrimônio de uma ONG ou Associação.

Ou seja, os profissionais especializados atuam com o intuito de fazer a gestão do patrimônio de forma assertiva e individualizada.

É o que garante que uma entidade sem fins lucrativos possa se manter de maneira saudável e sem correr riscos.

Gestão dos empregados

Uma outra atribuição de contar com uma contabilidade para sua ONG ou Associação se dá na hora de fazer a gestão dos empregados.

Afinal de contas, para desempenhar todas as atividades do dia a dia, é necessário contar com profissionais. O que envolve, assim, conhecimento acerca de leis trabalhistas.

Ou seja, dispor de contadores atuando em favor da sua entidade sem fins lucrativos é fundamental quando falamos em questões trabalhistas e tudo o que envolve a CLT.

Além disso, confira também o nosso artigo sobre o assunto O que é um profissional liberal e como ser um?

Atuar na captação de recursos

O último, mas não menos importante item da nossa lista é o suporte na hora de captar recursos para uma ONG ou Associação.

Isso porque é grande a procura por pessoas físicas e jurídicas que desejam contribuir com essas instituições. O que deve ser devidamente registrado e controlado por uma equipe especializada.

Desta forma, você acabou de concluir o porquê se deve contar com uma contabilidade para sua ONG ou Associação. Caso queira mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco!

Além disso, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog para outros conteúdos!

Nenhum comentário

Postar um comentário