Mercantil Assessoria Contábil

Reestruturação financeira: como replanejar as finanças em situações adversas

Reestruturação financeira: como replanejar as finanças em situações adversas

Momentos adversos e de crise financeira são bastantes comuns na vida de toda e qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e setor. Em situações assim, o processo de reestruturação financeira se apresenta como uma excelente possibilidade.

A maneira como uma empresa lida com as suas finanças pode determinar como ela passa por uma situação complexa.

Ou seja, o planejamento financeiro é responsável por garantir a sobrevivência de um negócio ou de levá-lo ao seu insucesso.

Dessa maneira, é de extrema importância entender como replanejar as finanças são de extrema importância para recuperar uma empresa financeiramente.

Continue acompanhando este artigo e descubra o que é o processo de reestruturação financeira e como ele pode ajudar o seu negócio! Confira!

O que é o processo de reestruturação financeira?

Um dos maiores problemas enfrentados por uma empresa é não saber como lidar em momentos adversos. Situações assim costumam ser marcadas por queda no número de vendas e, consequentemente, uma receita menor do que esperado.

Sendo assim, é de extrema importância se atentar às medidas necessárias para manter uma empresa estável, mesmo em um contexto inesperado.

Desse modo, o processo de reestruturação financeira surge como uma das principais alternativas para reerguer uma empresa.

Ele consiste, em primeiro lugar, em uma análise minuciosa de toda a estrutura de capital de um negócio. O objetivo é proporcionar um maior controle sobre os processos financeiros e contábeis.

Ou seja, a reestruturação financeira é uma transformação profunda de uma empresa, visando mantê-la saudável em meio à um momento complexo.

Dessa maneira, essa empresa pode permanecer em dia com todas as suas responsabilidades financeiras, superando as dificuldades e se preparando para voltar a faturar.

Você consegue perceber que o foco principal é garantir a saúde financeira, mesmo passando por um contexto adverso.

No entanto, muitas empresas sequer sabem por onde começar na hora de replanejar as suas finanças. Confira agora os principais passos de uma reestruturação financeira.

Passo a passo para uma reestruturação financeira

Se atentar e cuidar da saúde financeira é um desafio compartilhado por todo empreendedor. E, quando uma empresa está passando por um momento difícil, esse processo aparenta ser mais difícil ainda.

Dessa maneira, o primeiro passo para passar por um cenário desafiador é fazer uma análise profunda do seu negócio. Isto é, analisar todos os setores, identificando todos os acertos e erros, a fim de implementar mudanças assertivas.

Portanto, conheça agora quais são os demais passos para fazer uma reestruturação financeira na sua empresa!

Identifique o seu momento

Um erro comum em empresas que passam por dificuldades é a falta de conhecimento do próprio negócio.

Sendo assim, é de extrema importância fazer um diagnóstico das áreas financeiras e organizacionais a fim trazer à tona qual é a realidade da empresa.

Ou seja, deve-se fazer um levantamento de informações, como contratos com fornecedores, métodos utilizados para precificar os serviços, além dos ativos e passivos.

O objetivo desta primeira análise é identificar todos os fatores que influenciam no fluxo de caixa e na capacidade de geração de caixa. Assim, é possível fazer ajustes estratégicos de acordo com o momento atual.

Fluxo de caixa e projeções financeiras

Outro ponto que influencia diretamente no processo de reestruturação financeira é a análise do seu fluxo de caixa.

É o fluxo de caixa que permite identificar, registrar e controlar todas as movimentações financeiras ocorridas em um determinado período em uma empresa.

Ou seja, é possível ter controle sobre todas as entradas e saídas de dinheiro, a fim de influenciar na tomada de decisão. Isto é, pode-se identificar se é o momento ideal para investir em um setor ou se resguardar.

Além disso, o fluxo de caixa também permite a realização de projeções financeiras. Elas são fundamentais para avaliar como uma empresa pode se comportar diante de diferentes cenários.

Leve em consideração todos os riscos

Todos os fatores acima possibilitam a identificação da real situação na qual uma empresa se encontra.

Sendo assim, é fundamental levar todos os riscos existentes, inclusive o de falência. O que permite tomar decisões de maneira mais estratégica.

Ou seja, caso seja identificado que o seu negócio corre sérios riscos de fechar as portas, é o momento de avaliar a possibilidade de obter crédito no mercado.

Controle a gestão de caixa

Toda e qualquer empresa depende do seu capital de giro para continuar ativa no mercado, principalmente em momentos de crise.

Desse modo, é de extrema importância fazer o controle de gestão de caixa, garantindo que a sua empresa terá capital de giro para passar por todas as dificuldades.

Reduza os seus custos

Independentemente se uma empresa esteja passando por um processo de reestruturação financeira ou não, reduzir custos é uma prática indispensável.

Dessa forma, faça um levantamento de todos os seus custos, fixos e variáveis e análise quais deles podem ser reduzidos

É de extrema importância que todas as reduções sejam feitas de maneira estratégica, uma vez que podem influenciar no desempenho de outras atividades.

Replanejar as finanças de um negócio são de extrema importância para que ele se mantenha ativo no mercado. Passar por momentos difíceis pode ser um impulso para que uma empresa cresça e alcance outro patamar.

Portanto, compreenda a importância da reestruturação financeira e atue de maneira estratégica no seu negócio.

Para mais informações e dicas para a sua empresa, você pode acessar o nosso blog e acompanhar todo o nosso conteúdo. Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e compartilhá-las com os seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *