Abertura de Empresas, Alterações Contratuais e Baixa de Empresas em Brasília

baixa-de-empresas-em-Brasilia-mercantil-contabil

Abertura de Empresas, Alterações Contratuais e Baixa de Empresas em Brasília

Você, empreendedor, sabe como lidar com processos como a abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Brasília? Contar com uma contabilidade, neste momento, é fundamental.

 

Uma empresa pode enfrentar diferentes cenários ao longo da sua vida, como os citados acima. No entanto, um problema que pode ser encontrado é a falta de conhecimento para lidar com cada um deles.

 

Aproveite também para ler o nosso artigo sobre Dicas para um plano financeiro para o prestador de serviço.

 

Desse modo, se você estiver passando por um processo de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas, saiba que é necessário lidar com tais situações de forma legal. Afinal, ninguém gostaria de enfrentar problemas jurídicos.

 

Sendo assim, você, empreendedor localizado em Brasília, sabe como teria que lidar com cada um dos processos em destaque? Leia o nosso artigo e descubra como passar por eles. Acompanhe conosco e entenda mais!

 

Abertura de empresas em Brasília

A fim de entender melhor o processo de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas, é necessário compreendê-los de maneira separada. Com isso, o primeiro passo para um empreendedor é abrir o próprio negócio.

 

Sendo assim, no momento de abrir uma empresa em Brasília é guiado por um planejamento. Isto é, deve-se ter em mãos um plano de negócios bem estruturado e que vai guiar os próximos passos para que os seus objetivos sejam alcançados.

 

O problema acontece quando o empreendedor esquece do seu plano de negócios. Fato que pode levar uma empresa a funcionar de maneira irregular. E, com o tempo, é bem provável que ele vá enfrentar problemas.

 

Desse modo, existem alguns passos imprescindíveis para abrir uma empresa em Brasília. Conheça cada um deles a seguir. Leia também sobre Tributação no e-commerce: entenda os impostos específicos.

 

Segmento de atividade

A abertura de uma empresa é repleta de desafios. São várias as burocracias envolvidas para que o seu negócio passe a funcionar de maneira legal. Uma delas é identificar qual o seu segmento de atividade.

 

Sendo assim, as empresas abertas no Brasil podem ser enquadradas em três opções distintas. São elas:

 

  • Prestação de serviços;
  • Comércio Atacadista;
  • Indústria.

 

Natureza Jurídica

O próximo passo para abrir uma empresa em Brasília é escolher qual será a sua natureza jurídica. Aqui, estamos falando de outro processo de extrema importância para um novo empreendimento e que determina como será a sua gestão.

 

Dentre os modelos de natureza jurídica disponíveis para as empresas brasileiras, é possível optar por:

 

  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Limitada, Simples (SS) ou Anônima (SA).

 

No processo de abertura de empresas, é de extrema importância que o empreendedor conte com a ajuda de um serviço especializado. Uma contabilidade pode prestar todo apoio no momento que surgir dúvidas.

 

Agora, dando sequência ao assunto sobre o processo de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas, vamos para o próximo passo. Ou seja, quando é necessário fazer alterações contratuais.

 

Leia também o nosso artigo sobre o assunto Abra um e-commerce: continue vendendo mesmo sem loja física.

 

Alteração contratual de empresas

A alteração contratual de empresas acontece quando um empreendedor precisa fazer uma alteração no contrato social do seu negócio. No entanto, quais são os motivos que podem levar até este processo?

 

São várias as circunstâncias que podem resultar na alteração contratual de uma empresa. Confira alguns deles:

 

  • Aumento ou diminuição no capital;
  • Entrada ou saída de um sócio;
  • Mudança no modelo jurídico;
  • Dentre outros.

 

Sendo assim, para que a alteração contratual seja feita de maneira assertiva, é imprescindível entender melhor o processo. Conheça a seguir como é o procedimento. Vamos?

 

Como é feita a alteração contratual?

Em primeiro lugar, é fundamental entender que o processo de alteração contratual de uma empresa muda de acordo com o município e estado. Contudo, existem algumas etapas em comum, que não sofrem mudanças.

 

Ou seja, estamos falando do fornecimento das informações da empresa e do cadastro referente à pessoa jurídica aos órgãos responsáveis. Neste caso, estamos nos referindo à Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura, entre outros.

 

Além disso, é essencial ressaltar que contar com o apoio de profissionais especializados é de extrema importância. Com isso, não pense duas vezes antes de contratar um serviço contábil para a sua empresa.

 

Aproveite para acessar o nosso artigo e ler sobre Abrir um restaurante: 5 dicas para te ajudar a ter sucesso.

 

Baixa em empresas

Por fim, temos o processo de baixa em empresas em Brasília. Mais uma vez, vários fatores podem levar um empreendimento a lidar com um processo assim. Fato que demanda que os empresários busquem administrar o seu negócio da maneira correta.

 

Sendo assim, para dar baixa em uma empresa, é necessário que alguns processos dentro do empreendimento também sejam encerrados. Exemplo:

 

  • Distrato social;
  • Baixa no CNPJ;
  • Tributos federais;
  • FGTS e CRF (mesmo se o empreendimento já não tiver mais funcionários);
  • Débitos previdenciários;
  • Comparecer na Junta Comercial.

 

Agora você já sabe como são feitos os processos de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Brasília. Para mais conteúdos como o que você acabou de ler, acesse o nosso blog e acompanhe.

Nenhum comentário

Postar um comentário