Assessoria Fiscal e Tributária em Brasília: Entenda a importância

assessoria-fiscal-tributaria

Assessoria Fiscal e Tributária em Brasília: Entenda a importância

Sua empresa tem enfrentado dificuldades para se manter competitiva e sustentável no mercado? Tem feito corretamente o pagamento de tributos?

 

É de conhecimento geral a complexidade de nosso sistema tributário, fazendo com que muitos empresários se sintam perdidos na gestão de sua empresa. 

 

Pensando na importância deste assunto, preparamos um conteúdo completo que abordará a importância da assessoria fiscal e tributária em Brasília.  Leia com atenção e aproveite cada uma de nossas dicas. 

 

Leia também: Saiba como calcular a margem de lucro de um produto e da empresa.

 

O que é assessoria fiscal e tributária?

A assessoria fiscal e tributária é uma atividade essencial, responsável por identificar todos os impostos e registros fiscais nos municípios, estados e federação. Além disso, analisa se todos os direitos estão sendo aproveitados pela empresa.

 

As questões fiscais e tributárias de uma empresa no Brasil demanda um acompanhamento constante na legislação, pois temos um sistema complexo que abrange diversos benefícios e obrigações. As pequenas empresas, inclusive, podem conquistar uma série de vantagens a partir de uma assessoria fiscal e tributária

 

Como funciona uma assessoria fiscal e tributária na prática?

A assessoria fiscal e tributária fará uma perícia técnica em todos os setores da empresa para então poder simplificar ao máximo os processos. A partir disso, a burocracia começa a fazer sentido para todos os envolvidos no negócio.

 

Confira abaixo as principais áreas em que a assessoria fiscal e tributária atua:

Planejamento tributário

Dentro do planejamento tributário há o objetivo de reduzir tributos, gerenciar o pagamento de taxas, impostos e demais contribuições. Tudo isso para evitar que a empresa não pague nenhuma multa ou sofra penalidades desnecessárias ao bom funcionamento.

 

Planejamento estratégico

No planejamento estratégico serão estabelecidos os propósitos de longo prazo, uma visão do futuro da empresa. Nessa visão se contempla a redução de tributos, adequação ao regime tributário mais vantajoso, modelo de contratação, estrutura de capital, etc.

 

Planejamento operacional

O planejamento operacional age diretamente nos processos das empresas, otimizando e evitando erros ou atrasos. As tarefas devem ser cumpridas para que tudo funcione no devido tempo. Assim, o pagamento de tributos pode ser feito à risca. 

 

Recuperação de crédito tributário

A assessoria fiscal e tributária é capaz de detectar onde uma empresa está pagando impostos desnecessários. Por isso, é uma ferramenta essencial para diminuir gastos.

 

Em um cenário desses, em que a empresa está de fato pagando impostos além do obrigatório, é possível pedir o ressarcimento através de um processo chamado recuperação de crédito tributário.

 

Em pesquisa realizada pelo IBGE/Impostômetro constatou-se que 95% das empresas acabam pagando impostos desnecessários. Com uma assessoria fiscal e tributária é possível recuperar os valores e até mesmo receber quantias maiores. 

 

Aproveitamento de incentivos fiscais

Pensando no bem-estar da população, é possível reduzir a alíquota de alguns impostos. O governo oferece incentivos fiscais para empresas que destinam parte de seus impostos para projetos sociais, tais como: esportes, cultura, programas de alimentação, entre outros. 

 

Dessa forma, a economia gerada pode ser usada em aplicações financeiras e investimentos. Porém, quase todos os incentivos fiscais dessa natureza são exclusivos de empresas que optaram pelo regime tributário de lucro real. 

 

Empresas de lucro presumido ou simples nacional podem participar da Lei do Bem, onde o governo renuncia parte da arrecadação de impostos caso o negócio comprove que investe em inovação tecnológica.

 

Transparência ao empresário

Não são todos os empresários que se interessam ou possuem tempo para se dedicar a entender melhor a complexidade do sistema tributário brasileiro. Porém, é necessário compreender quais são as obrigações e o que se passa nos processos da empresa.

 

A assessoria fiscal e tributária além de cuidar de tudo o que vimos até agora, ainda consegue explicar ao empresário os conceitos da área de uma forma didática. O empresário então pode aproveitar as informações para tomar decisões cada vez mais acertadas e baseadas em fatos reais.

 

Aproveite para aprender mais com o artigo: Pequenas empresas: o contador é importante pra quê?

 

Assessoria Fiscal e Tributária em Brasília

Agora que o nosso caro leitor já viu que os tributos podem impactar o resultado das empresas e que a assessoria fiscal e tributária é capaz de resolver alguns dos problemas mais recorrentes no Brasil, chegou a hora de aumentar a competitividade. 

 

Conheça a Mercantil Assessoria Contábil! Por meio dos nossos serviços você encontra soluções e experiências viáveis para encarar as adversidades impostas pelo mercado. 

 

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar.

 

Ah, e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos como este. Aproveite que chegou até aqui e leia também: Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular.

 

Nenhum comentário

Postar um comentário