Em quais dados uma empresa deve se apoiar para tomar decisões? Sem sombra de dúvidas, um dos maiores auxiliares dos empreendedores à frente de um negócio é a margem de lucro de um produto.
Isso porque, ao compreender como calcular a margem de lucro, uma empresa pode avaliar a sua lucratividade com mais eficácia. O que faz com que os seus gestores tenham uma visão mais clara acerca da sua realidade.
No entanto, muitos empreendedores ainda falham no momento de fazer o cálculo de sua margem de lucro. Diante deste contexto, se torna impossível analisar se o caminho seguido por uma empresa é o ideal.
Sendo assim, a fim de proporcionar um entendimento mais assertivo sobre o assunto em questão, nós preparamos este artigo! Acompanhe conosco e aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber!
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O que é a margem de lucro de uma empresa?
Você, empreendedor, já se perguntou quanto quer ter de lucro a partir das vendas dos produtos da sua empresa?
O lucro obtido por um negócio é a diferença entre o seu faturamento, resultado das suas vendas, com a soma de todos os seus custos relacionados com a execução de um trabalho. Assim, temos o cálculo:
Lucro bruto: receitas totais – soma de todos os custos
Deste modo, quando falamos em margem de lucro de um produto, estamos nos referindo ao valor percentual, que é obtido por meio da relação entre o lucro bruto de uma empresa e a soma de todas as suas receitas.
Sendo assim, a margem de lucro é o cálculo responsável por identificar o valor que sobra para uma empresa, de acordo com o preço cobrado. O que permite ter uma tomada de decisão cada vez mais assertiva.
Portanto, continue acompanhando o nosso artigo para compreender como uma empresa pode chegar até a sua margem de lucro. Vamos lá?
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Como calcular a margem de lucro de um produto?
Após compreender do que se trata a margem de lucro, é comum que você esteja se questionando acerca do seu cálculo. Com isso, a fórmula para se obter tal percentual é mais simples do que você pode imaginar. Confira:
Margem de lucro = lucro bruto de uma empresa / receitas totais
Deste modo, o primeiro passo é calcular o lucro obtido por uma empresa. Logo, deve-se fazer a soma de todo o seu faturamento e subtrair tudo o que foi gasto no processo para realizar os seus produtos.
O valor que sobrar é considerado o lucro de um determinado período analisado. O que, de fato, já permite que o empreendedor tenha uma visão mais clara da realidade da sua empresa. No entanto, o cálculo da margem de lucro ainda se faz necessário.
Sendo assim, vamos pegar como exemplo uma empresa que faturou, dentro de um mês, R$ 15 mil e, no mesmo período, teve custos equivalentes a R$ 7 mil. Confira a seguir como fica o cálculo da margem de lucro:
Receita total: R$ 15.000
Custos: R$ 7.000
Lucro: R$ 15.000 – R$ 7.000 = R$ 8.000
Margem de lucro: R$ 8.000 / R$ 15.000 = 0,53 x 100 = 53%
Portanto, o lucro de uma empresa foi de 53%. Este é o percentual equivalente à lucratividade de um negócio. O que é fundamental no momento de entrar em contato e negociar com um banco ou investidor.
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Dica bônus: Cuide da gestão financeira da sua empresa!
Como você pode compreender, fazer a gestão financeira da sua empresa envolve uma série de cálculos, como o da margem de lucro. Com isso, nada melhor do que contar com o suporte de um serviço especializado!
Afinal de contas, nem todos os empreendedores possuem a expertise para lidar com todos os cálculos. O que demanda a atuação de uma contabilidade em favor da gestão financeira de uma empresa.
Neste sentido, você pode contar com a Mercantil Assessoria Contábil! Por meio do nosso trabalho e ações, proporcionamos soluções e experiências viáveis para lidar com as adversidades impostas pelo mercado.
Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços pode ajudar você e a sua empresa! Não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para outros conteúdos como este!