Mercantil Assessoria Contábil

A importância da contabilidade para a gestão de negócios

Se você é um empresário que está começando no mercado, ou um profissional consolidado no mercado, o suporte de uma contabilidade será fundamental para o negócio. 

Isso porque, ao contrário do que se pensa, o contador não irá lidar apenas com o financeiro da sua empresa, mas também auxiliará com a burocracia envolvida no seu negócio.

O setor de contabilidade do negócio é crucial para qualquer organização, visto que ele leva equilibro as despesas, lucros, receitas e custos para que você possa ter mais sustentabilidade e segurança em seu negócio. 

Sendo assim, esse é um serviço que ocupa uma posição estratégica na empresa, para trazer mais tranquilidade para sua gestão de negócios. 

Pensando nisso, nossos profissionais prepararam este artigo para que você entenda a importância da contabilidade para a gestão de negócios.

Tenha uma boa leitura!

Quais são os principais desafios na gestão de negócios?

A gestão de negócios traz uma série de desafios importantes para o crescimento da empresa. 

Por isso, é necessário que os empresários o conheçam, para serem mais estratégicos em suas tomadas de decisão. Veja a seguir quais são os principais desafios de empresários!

Legislação tributária

Para a empresa estar em dia com todas as suas obrigações fiscais, é preciso estar atenta à sua legislação tributária. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, visto que o Brasil possui uma legislação complexa, com cerca de 320 mil normas, e em média, são criadas cerca de 46 novas regras por dia útil. 

Sendo assim, é preciso que o empreendedor tenha conhecimento a respeito de quais são os impostos mais importantes para o seu negócio. 

Precificação de serviços

O processo de composição de preços é uma das principais dificuldades de empreendedores em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, aproximadamente 89% dos empresários afirmam que têm dificuldades nesse processo empresarial. 

É preciso considerar matéria-prima, mão de obra, impostos, custos com logísticas, valor agregado, e diversos outros índices que serão importantes para precificar o seu produto.

Isso é ainda mais complexo quando se trata de empresas de serviços, devido à natureza de sua atuação. 

Tomada de decisões assertivas

Se você deseja atuar assertivamente, é preciso que você tome decisões que irão trazer mais valor para o seu negócio.

Esse é um passo muito importante, visto que decidir erradamente pode trazer muitas dores de cabeças para o empresário. Para evitar que isso ocorra, é importante se ancorar em informações de qualidade e com assertividade. 

Sabendo desses desafios, veja a seguir como a contabilidade para a gestão de negócios ajuda empresários. 

Quais os benefícios da contabilidade para a gestão de negócios?

Se você deseja enfrentar os desafios citados acima e outros, é importante ter ao seu lado uma contabilidade para a gestão de negócios que oferecerá uma visão holística para o empresário, fazendo com que você e sua empresa tenham suporte no planejamento e execução de soluções para o seu negócio. 

Além disso, ela é importante para diminuir os custos fixos, variáveis e com tributos. Isso melhora a saúde financeira do negócio, permitindo um crescimento saudável.

Veja a seguir as principais soluções contábeis: 

Definição de um regime tributário

A contabilidade para a gestão de negócios ajuda seu negócio no âmbito tributário, através da escolha do regime tributário. 

Esse é um sistema que tem como foco a definição das regras que irão definir como os impostos serão recolhidos em sua empresa.

Sendo assim, uma escolha incorreta pode afetar diretamente o seu financeiro, fazendo com que você pague mais impostos do que o necessário. 

Leia Mais: Como escolher o regime tributário para sua empresa?

Planejamento tributário

O planejamento tributário é muito importante para a empresa ter total controle sobre a incidência de tributos. 

Isso faz com que a empresa tenha um plano para saber todos os seus pagamentos e, consequentemente, diminua a sua carga tributária legalmente. Tudo isso, a partir de algumas ações como: 

  • Calendário de pagamento de tributos;
  • Realização de cálculos;
  • Programação de pagamentos;
  • Definição do CNAE mais adequado. 

Mais organização

Além disso, uma contabilidade para a gestão de negócios auxilia no processo organizacional da empresa, trazendo mais assertividade nas rotinas empresariais, a partir de ações como:

  • Análise de viabilidade;
  • Suporte na precificação;
  • Conciliações bancárias;
  • Controle de notas físicas;
  • Gestão do fluxo de caixa.

Conte com o suporte especializado da Mercantil Assessoria!

Agora que você já sabe a importância de uma contabilidade para a gestão de negócios, conte com o suporte da Mercantil Assessoria para te auxiliar nesse processo. 

A Mercantil Assessoria está desde 2012 oferecendo serviços contábeis de melhor qualidade e competitividade. Nossos sócios fundadores buscam uma administração que foque em ter mais conhecimento para suprir todas as necessidades dos clientes. 

Entre em contato e saiba mais sobre nosso negócio!

Siga nosso blog para ler mais conteúdos como esse.

Acesse também nossas redes sociais e descubra mais sobre nossa empresa. 

Continue a leitura: O que é planejamento tributário: como fazer uma análise tributária para pagar o menor imposto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *