Mercantil Assessoria Contábil

planejamento-tributario-o-que

O que é planejamento tributário: como fazer uma análise tributária para pagar o menor imposto

O que é planejamento tributário: como fazer uma análise tributária para pagar o menor imposto

 

O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo. Para se ter uma ideia, um estudo da CupomVálido, indicou que o país é o segundo que mais cobra impostos das empresas, perdendo apenas para Malta.

 

Nesse sentido, empresários estão sempre em busca de estratégias e métodos que os ajudem a pagar menos impostos e a continuar gerindo bem os seus impostos. 

 

Por essa razão, o planejamento tributário é uma das ferramentas mais importantes para a gestão de um empreendimento. Permitindo mais equilíbrios e controle financeiro para o gestor. 

 

Assim, é indispensável que você saiba como fazer uma análise para pagar o menor imposto por meio de um planejamento tributário.

 

Tenha uma boa leitura!

O que é planejamento tributário?

Antes de tudo, é preciso saber o que é um planejamento tributário. Essa é uma importante estratégia contábil que tem como principal objetivo a análise, gestão e a busca por um menor pagamento de tributos por parte das empresas.

 

Também chamado de elisão fiscal, é preciso ter muito cuidado, pois muitas vezes é confundido com a evasão fiscal. 

 

A evasão ou sonegação fiscal, consiste no não pagamento dos impostos, é considerado um crime gravíssimo e possui punições com punições de multa e detenção. 

 

Já a elisão fiscal, busca a diminuição de pagamento de tributos por meios completamente legais. Por essa razão, para a execução de uma estratégia de planejamento tributário assertiva é muito importante que você tenha ao seu lado uma empresa de contabilidade de qualidade. 

 

Isso porque ela irá avaliar as suas finanças, seus processos e atividades de modo a planejar uma estratégia que se adeque a realidade do seu negócio, e diminuir o seu pagamento de tributos. 

 

Agora que você já sabe no que consiste a elisão fiscal. Continue nesse artigo para entender o que é levado em consideração nessa estratégia.

 

Como é feito um planejamento tributário?

Como você já deve ter observado, o planejamento tributário irá te ajudar a diminuir bastante a carga tributária que incide a sua despesa. Para isso, é preciso realizar uma análise de diversos aspectos do seu negócio.

 

Veja a seguir, alguns pontos que um contador leva em consideração na hora de montar a sua estratégia de elisão fiscal. 

Enquadramento no CNAE

Antes de tudo, é preciso entender quais são os fatores geradores de impostos em uma organização, e o CNAE,  é um dos que mais pesam nesse momento. 

 

Sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE é um código que identifica quais são as atividades econômicas do negócio. 

 

Ele tem objetivos diferentes para empresas e Governo. Para as empresas ele define como será feito o recolhimento de impostos, uma vez que existem impostos que são específicos para alguns tipos de atividades. Já para os órgãos governamentais serve como uma forma de fiscalizar o negócio.

 

O enquadramento incorreto pode acarretar problemas à saúde financeira da empresa uma vez que faz com que ela tenha que pagar mais impostos que o necessário. 

 

Por essa razão, entender o melhor CNAE para a empresa é o ponto de partida para análise tributária de qualidade. 

Escolha do regime tributário

Outro ponto importante de um planejamento tributário é definir qual será o regime de tributação da empresa.

 

O regime de tributação é o que define as regras de como o recolhimento de tributos será feito em seu negócio.. Nesse sentido, também é uma escolha muito importante a ser feita, porque assim como o CNAE, o enquadramento errado pode levar a empresa a instabilidade financeira. 

 

Assim, é preciso escolher entre o três regime presentes no Brasil hoje, que são: 

 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

 

Vale ressaltar que não existe um regime certo ou errado, cada um possui suas particularidades, ou seja, é preciso escolher o que melhor se encaixa para o seu negócio. 

 

Calendário de pagamento de impostos

Um ponto crucial para uma análise tributária de qualidade, é saber quais são os impostos e quando eles devem ser pagos. Essa é uma ação que evita que se pague multas decorrentes do não pagamento de algum deles. 

 

Nesse sentido, o profissional que fará o seu planejamento tributário irá elaborar um cronograma de pagamento de tributos, permitindo uma maior clareza de quando cada imposto deve ser pago. 

 

Agora que você já sabe tudo a respeito do planejamento tributário,  é preciso reiterar a importância de se ter uma empresa especializada nesse serviço ao seu lado, ela irá garantir que você pague menos impostos e economize para investir em outros setores da sua empresa. 

Conheça a Mercantil Contabilidade em Brasília!

Deseja fazer um planejamento tributário de qualidade e não sabe onde? Conheça a Mercantil Assessoria Contábil!

 

Estamos há mais de 10 anos oferecendo serviços contábeis de qualidade para empresas de diversos setores. Nossos valores são pautados por segurança contábil, cortesia, eficiência profissionalismo. 

 

Entre em contato e converse com nossos especialistas! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e redes sociais para mais dicas e textos como esse.

 

Leia também: Preciso emitir notas fiscais de venda por Pix? Entenda o que muda para médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *