Se você, leitor, sonha em abrir seu próprio negócio e investir no setor de alimentação, saiba que este artigo é para você!
Todavia, abrir um restaurante de sucesso, irá depender de diversos fatores, mas principalmente de sua administração, de um bom planejamento Tributário e gestão financeira. Por isso, nós da Mercantil, produzimos esse conteúdo com as principais dicas para te ajudar a ter sucesso ao abrir um empreendimento.
Confira a seguir nossas cinco dicas para ter sucesso, para quem deseja abrir um restaurante. Vamos lá?
1-Monte um bom cardápio
Embora o empreendedor, possa não está familiarizado com a gastronomia, nossa primeira dica para quem está iniciando sua operação é montar um bom cardápio.
Desta forma não será preciso investir em muitas opções de pratos, o que não iria exigir a compara de vários tipos diferentes de ingredientes para a sua produção. Sendo assim, opte por montar um cardápio pequeno, levando em conta a sua qualidade e não quantidade.
Assim, será preciso adotar estratégias que chame a atenção de seus clientes para o seu menu, pratos com nomes atrativos podem aguçar o paladar de seus consumidores.
2-Tenha um plano de negócios
Nossa segunda dica para quem está se preparando para abrir um restaurante, é ter um plano de negócio que possa orientar toda a sua estruturação e investimentos.
Devem fazer parte de seu planejamento todas as questões relacionadas a demanda, qualidade dos serviços, analise da concorrência, público alvo e etc.
Além disso, é preciso fazer uma análise de sua área de atuação, contribuindo assim para que o empreendedor entenda em quais ferramentas ele deverá investir com também quais serviços ele poderá oferecer.
Todos esses dados levantados, deveram ser analisados e inseridos em seu plano de negócio, colaborando assim para uma visão mais ampla de seus gastos iniciais. Além promovendo a simulação de sua margem de lucro e faturamento.
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3- Ofereça um diferencial
Na hora de abrir um restaurante, é importante que o empresário tenha em mente pelo menos uma característica de seu estabelecimento que possa ser diferente.
Diante disso, é preciso ter em mente que atualmente não vale a pena investir em algo que não tenha um diferencial competitivo. Empreender é apresentar para seu público algo que possa ser novo.
Desta forma, uma ótima ideia, é abrir um restaurante diferente de seus concorrentes diretos, como, por exemplo, um estabelecimento que trabalhe somente com comidas típicas de determinada região do país, ou caseira, ou de frutos do mar e etc.
Tendo em vista isso, tire um tempo para pensar e avaliar as situações possíveis que podem ajudar o seu restaurante a ter sucesso e se destacar no mercado.
4- Faça todo o planejamento antes de abrir um restaurante
Para gerir um restaurante de sucesso será necessário muito mais do que realizar as compra de ingredientes, atender mesas e vender comida.
Está é na verdade uma visão bastante romântica do que empreender e possuir um restaurante lucrativo.
Por isso, antes de abrir um restaurante, o empreendedor precisa identificar uma oportunidade, fazer o planejamento de cenários positivos e também negativos.
Ou seja, é preciso planejar como as operações de sua empresa irão funcionar e qual o retorno você terá delas.
Entretendo, é preciso agir de forma inteligente e com bastante cautela, uma vez eu as ações planejadas orientaram o crescimento e rentabilidade do estabelecimento.
Permitindo assim, que o empreendedor foque nas atividades que irão gerar receita para o restaurante. Por isso, não perca tempo imaginando atividade que não são viáveis, ou utilizadas apenas para “tampar buraco” e sim no que realmente pode fazer o seu faturamento ser mais lucrativo.
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5- Fidelize os seus clientes
As estratégias de fidelização, que ajudam a manter seus clientes satisfeitos, contribuem para que o estabelecimento conheça quem são os seus clientes.
Desta forma, é possível criar um banco de dados que contenham todas as informações pessoas, bem como seus pratos prediletos. O que permitirá criar um atendimento personalizado e de extrema qualidade.
Além disso, o empreendedor pode explorar diversos canais de comunicação, criando promoções, pratos do dia, dentre outros benefícios que podem ser oferecidos aos seus consumidores mais fiéis.
Atualmente muitas plataformas facilitam o relacionamento entre empresa e seus clientes. Facilitando assim trabalhar também em forma delivery.
Nesta modalidade de serviços e/ou atendimento pode ajuda principalmente o empreendedor que não desejar gastar com a contratação de garçons, atendentes, aluguel de imóvel etc. Este é uma ótima opção para quem deseja empreender, mas não está podendo fazer um alto investimento.
Chegamos ao fim de nossas dicas e esperamos ter ajudado, você, leitor, com nossas dicas para ter sucesso em seu empreendimento.
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