Mercantil Assessoria Contábil

gestao-financeira-dos-convenios-medicos

Gestão financeira dos convênios médicos: como a Mercantil pode ajudar o seu negócio

Um convênio médico, faz a gestão da relação entre o paciente e os profissionais de saúde, e para ter lucratividade, precisa criar relações comerciais com bons profissionais e manter os consumidores fiéis a seu serviço.

Isso requer a implementação de boas estratégias de captação de parceiros de qualidade e entregas de serviços, dentro das expectativas geradas. 

A saúde financeira é um ponto que influencia o bom desempenho deste segmento. Com isso, é muito importante estar atento à gestão financeira dos convênios médicos. Afinal, o financeiro de uma empresa, potencializa todos os seus outros setores.

Quer saber como ter o melhor desempenho financeiro para seu negócio? Continue a leitura e saiba mais sobre gestão financeira, e como a Mercantil pode ajudar o seu negócio.

O que é um convênio Médico? 

Antes de entender melhor sobre a gestão financeira dos convênios médicos, antes, é preciso entender a respeito sobre esse serviço.

Operadoras de convênio médico são serviços prestados com o objetivo de proporcionar ao contratante acesso a assistência médica e hospitalar  em redes privadas por valores mais acessíveis do que consultas particulares. 

O conveniado assume um contrato, geralmente de cobrança mensal (com atualizações anuais) para ter acesso a profissionais e instituições de saúde credenciados ao plano. 

Existem, várias faixas de preço que podem ser escolhidas conforme a demanda do cliente. Os preços também variam conforme perfil, idade ou gênero de cada cliente. Os planos podem ser ofertados em diferentes modais. os principais são:

  • Empresarial;
  • Individual/Familiar;
  • Coletivo.

Agora que você já sabe o que é um convênio, continue nesse artigo para saber o que é a gestão financeira para esse setor.

O que é a gestão financeira dos convênios médicos?

Trata-se de  uma série de métodos que têm como objetivo implementar a organização, análise e planejamento de atividades econômicas de um negócio.

Seu objetivo é contribuir para um desempenho mais estratégico e crescimento sustentável da empresa, ao promover mais equilíbrio entre o faturamento e custos de operacionalização, gerando mais lucratividade para o negócio 

Ainda, garante que investimentos sejam sempre pensados em conformidade com os objetivos de mercado da empresa.

Para isso, a Mercantil Assessoria Contábil projeta estratégias de gestão financeira dos convênios médicos que garantem muito mais assertividade na tomada de decisões para qualquer empreendimento, uma vez que agrega estratégias e ferramentas certas para:

  • Organização de finanças;
  • Rotinas administrativas;
  • Transações comerciais;
  • Destinação de recursos;
  • Gestão do patrimônio.

Por ser um serviço altamente especializado, é indispensável a figura de um contador. Esse será um profissional especializado que irá fazer implementar essa estratégia no seu convênio médico de forma assertiva. 

Para entender melhor as soluções em gestão financeira dos convênios médicos que a Mercantil Assessoria Contábil oferece, continue nesse artigo. 

Leia também: Contabilidade Para Médicos: Como Se Tornar PJ E Reduzir Taxas

Como a contabilidade  da Mercantil pode ajudar com a gestão financeira dos convênios médicos?

Para alcançar o sucesso, é preciso que o gestor de convênios médicos compreenda tanto as expectativas dos consumidores deste segmento quanto as oportunidade de extrair mais lucro do negócio de forma legítima e estratégica.

Neste sentido, algumas ações  são determinantes para que o empreendimento apresente um desempenho saudável desde sua elaboração, passando pela construção de credibilidade com os clientes até a entrega de serviços que satisfaçam as expectativas geradas. 

A Mercantil,  por meio de ações pontuais, fortalece o negócio dando a sustentação para que investimentos no crescimento da empresa possam ser feitos sem impactar nos fundos necessários para um funcionamento regular da empresa. 

Continue a leitura para entender como isso é feito na hora de implementar a gestão financeira de convênios médicos.

Controle de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta substancial para a gestão de finanças de um empreendimento. Isso porque monitora e registra toda a movimentação de entrada e saída de capital. 

Isso fornece dados para a criação de relatórios que indiquem com precisão quanto o empreendimento arrecada e quanto se gasta. Alguns aspectos chave sobre os quais o fluxo de caixa lança luz na gestão financeira dos convênios médicos são: 

  • Despesas fixas e variáveis;
  • Entradas de capital a partir de empresas;
  • Pagamentos oriundos de pessoas físicas;
  • Gastos referentes aos créditos.

Estes indicadores demonstram as arrecadações e despesas mais altas e permitem a organização das finanças para de modo a promover mais lucratividade nas interações comerciais do convênio.

Planejamento tributário

O planejamento tributário desenvolvido pela Mercantil é uma estratégia que engloba uma série de ações que incidem sobre o empreendimento. 

No caso dos convênios médicos, é ainda de ainda mais relevância, considerando que, com a Lei complementar 145, o Imposto Sobre Serviços (ISS), prevê uma série de mudanças na forma de recolhimento que costumam deixar confusos os gestores. 

Isso pode provocar pagamentos a mais ou inadequação no cumprimento das obrigações. 

Essa é uma estratégia complexa que demanda muita propriedade para lidar com  legislação tributária. A Mercantil  possui contadores especializados no segmento dos convênios médicos que podem aplicar as melhores soluções para seu negócio.

Ferramentas tecnológicas específicas para o segmento

A Mercantil Assessoria Contábil oferece a  automatização dos processos que envolvem a gestão financeira dos convênios médicos  como forma de otimizar o desempenho, controle e eficiência do seu empreendimento.

São programas avançados na otimização de processos e integração de setores, organização da cartela de clientes e da gestão financeira que irão promover melhorias como: 

  • Aplicação de ciência dos dados; 
  • Modernização e padronização de processos;
  • Implementação da acessibilidade;
  • Desenvolvimento de metodologias ágeis.

Agora que você conhece todos os benefícios que uma assessoria contábil especializada irá trazer para as finanças da sua empresa de convênios médicos. Com isso, conte com o suporte da Mercantil na gestão do seu empreendimento.

Leia também: Qual É A Importância De Contar Com Uma Assessoria Contábil Após A Abertura Da Empresa?

Conheça a Mercantil Assessoria Contábil!

Agora que você já sabe mais a respeito da gestão financeira dos convênios médicos, conheça mais da Mercantil Assessoria Contábil. Somos uma contabilidade com mais de 20 anos de atuação sólida no mercado.

Nossos contadores têm domínio não apenas de estratégias que irão implementar o desempenho de suas finanças, mas também assegurar a legalidade de suas operações e a total conformidade de seu convênio médico com as normas e regras da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Quer saber como podemos ajudar seu negócio? Entre em contato com nossos colaboradores!

Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais!

Leia também: CRM Médico: Principais Dúvidas Sobre O Assunto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *