Mercantil Assessoria Contábil

Se você deseja saber mais a respeito dessa forma de pagamento e como funciona a emissão de Notas fiscais na venda Pix.

Preciso emitir notas fiscais de venda por Pix? Entenda o que muda para médicos 

O Pix foi lançado em 2020 e revolucionou a forma de pagamento no Brasil. Essa foi uma ferramenta que tornou as transações bancárias muito mais simples.

 

Para se ter uma ideia, ele já é a forma de pagamento mais utilizada no país. Com isso, empresas estão se adaptando a essa nova forma de pagamento. Isso vale para todos os setores, e naturalmente o setor médico não foge disso. 

 

Assim, uma dúvida que assola muitos empresários é: preciso emitir notas fiscais de venda por Pix? Se você deseja saber mais a respeito dessa forma de pagamento e como funciona a Nota fiscal na venda Pix leia esse artigo com atenção. 

 

Tenha uma boa leitura!

O que é Pix?

O Pix foi instaurado pelo Banco Central e tem como principal objetivo tornar as transações financeiras mais rápidas. 

 

Ele é válido para todas as instituições financeiras do país, sejam físicas ou digitais. A sua principal vantagem em relação a outras de transferência como o Doc, o Ted é de que nele, a transferência de valor acontece com mais rapidez, demorando no máximo 10 segundos. 

 

Ademais, o Pix é completamente gratuito, mesmo que ele seja feito entre bancos diferentes. Normalmente, eram cobradas taxas para isso.

 

Outro benefício é que existem muitas formas de se cadastrar no PIX, você pode utilizar o número de CPF, o telefone, e-mail ou QR Code. O Pix pode ser utilizado por pessoas físicas e pessoas jurídicas para pagar:

 

  • Boletos;
  • Transferências;
  • Impostos;
  • Prestações;
  • Dentre outros. 

 

Agora que você já sabe o que é o PIX, pode estar se perguntando: como utilizar o pix em uma clínica médica? Veja a seguir.

 

Continue a leitura: Contabilidade para médicos: como se tornar PJ e reduzir taxas.

Como usar o Pix em uma clínica médica?

Antes de saber como emitir notas fiscais de venda por PIX, é preciso aprender como usar o pix na sua clínica médica. Para fazer o pix para clínica médica. Antes, é preciso fazer um cadastro. 

 

Você pode utilizar o CNPJ do negócio, por exemplo, ou até mesmo uma chave aleatória. Vale ressaltar que em nenhuma hipótese, uma pessoa jurídica pode cadastrar CPF, e-mail ou número pessoais para o Pix.

 

Além disso, é preciso estar atento pois alguns bancos ainda colocam limites de valores para transações diárias. 

 

Assim, com o Pix cadastrado basta que a clínica disponibilize a chave para o cliente pagar pelo serviço prestado. Continue nesse artigo para saber em que situações os médicos devem emitir nota fiscal.

Quando médicos devem emitir nota fiscal?

Para emitir nota fiscal PIX, o médico deve saber em que situações o médico pode emitir esse documento. 

 

Médicos são profissionais liberais que podem exercer sua profissão de muitas formas. Oferecendo serviços como pessoa física ou jurídica, e até mesmo trabalhando como contratado. 

 

Nesse sentido, um médico que tem uma clínica médica, naturalmente possui um CNPJ. Nesse sentido, sempre que prestar o serviço particular ele deverá emitir a nota fiscal de serviços (NFS-e).

É preciso emitir nota fiscal de vendas por Pix?

Nesse ponto do artigo pode estar se perguntando: é necessário emitir notas fiscais de venda por PIX? Segundo a Lei, qualquer transação de prestação de serviços ou vendas devem ter um documento fiscal que comprove a transação bancária. 

 

Isso vale para qualquer forma de pagamento. Dessa maneira, uma clínica média deve emitir nota fiscal PIX. Além disso, a emissão de nota fiscal para seu estabelecimento médico traz mais credibilidade para o cliente e aumenta as chances de aumentar as suas vendas. 

 

No entanto, é preciso atenção, devido ao PIX houve algumas mudanças no que diz respeito a prestação de contas. 

 

Em abril de 2022 a Secretaria da Receita Federal publicou o Convênio ICMS 50, que estabeleceu novas regras no que diz respeito à comprovação das transações bancárias de compra e venda.

 

De maneira geral, houve duas grandes mudanças. 

 

A primeira está relacionada às informações presentes na hora de emitir nota fiscal Pix, que deverão conter: 

 

  • Dados do beneficiário;
  • Código de autorização;
  • Identificador do terminal;
  • Data e hota da operação;
  • Valor da operação.

 

Além disso, os bancos deverão enviar as informações referentes às movimentações via Pix em 2022 de forma retroativa e em datas pré-determinadas, que você pode conferir acessando o Convênio ICMS nº 50, de 7 de abril de 2022.

 

Assim, ao seguir as novas mudanças e ao emitir notas fiscais de venda por PIX, o empresário dono de clínica médica evita entrar em problemas com o Fisco. 

 

Agora que você já sabe da importância da emissão de nota fiscal Pix. Conte com uma empresa contábil especializada para te ajudar a apurar os tributos e com a organização financeira da empresa. 

Conte com a Mercantil Assessoria Contábil!

Se você deseja emitir nota fiscal na venda Pix com assertividade e segurança, conte com a Mercantil Assessoria Contábil!

 

Com 10 anos de experiência no mercado, oferecemos serviços de qualidade, e com competitividade. Oferecemos um serviço de qualidade, que é norteado por uma segurança contábil, cortesia, eficiência e profissionalismo.

 

Entre em contato e descubra nossas soluções!

 

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como esse.

 

Leia mais: Gestão Financeira dos Convênios Médicos: como a mercantil pode ajudar o seu negócio?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *