Qual é a importância de contar com uma assessoria contábil após a abertura da empresa?

importancia-da-assessoria-contabil

Qual é a importância de contar com uma assessoria contábil após a abertura da empresa?

Sabemos que o processo de abertura de uma empresa é bem trabalhoso e requer muita burocracia. Além disso, o período inaugural de um negócio também necessita de um alto investimento inicial. 

 

Em razão disso, o cuidado com as finanças da sua empresa nos primeiros meses e até anos de operação deve ser altíssimo, já que é preciso quitar os investimentos e manter as atividades de forma lucrativa.

 

Nem todo gestor consegue lidar com essa preocupação toda, que é somada às obrigações tributárias, o cuidado com o cliente, a precificação dos produtos ou serviços, a instrução e pagamento dos funcionários e inúmeras outras atribuições de um empreendedor. 

 

Por isso o papel da assessoria contábil é tão importante em uma empresa que acabou de abrir as portas.

 

Mas você sabe o que é uma assessoria contábil? Sabe a importância desse serviço e como ele opera para contribuir para que sua empresa atinja o equilíbrio financeiro? Neste artigo vamos explicar por que essa é uma solução fundamental para o sucesso a longo prazo do seu negócio.

 

Siga com a gente até o fim e tenha uma boa leitura!

O que é um serviço de assessoria contábil?

A assessoria contábil é um serviço especializado, oferecido por profissionais da contabilidade, cujo objetivo é otimizar a gestão financeira de uma determinada empresa. 

 

O contador atua, nesse caso, focado em guiar os gestores de um negócio rumo a uma maior lucratividade, crescimento e equilíbrio financeiro.

 

Um empreendimento que acabou de abrir as portas é justamente o que tem mais dificuldades na gestão financeira, o que é o grande motivo pelo qual mais da metade das empresas abertas no Brasil encerram suas atividades dentro dos primeiros cinco anos. 

 

É por isso que uma assessoria contábil cumpre um papel tão importante para esse tipo de negócio.

 

Esse serviço atua em diversas frentes, desde o auxílio com obrigações tributárias e escolha de melhor regime fiscal até o controle das finanças e revisão de processos internos em busca de reduzir custos.

 

Leia também: Abrir empresa em Brasília – conheça o passo a passo.

Quais são as funções exercidas pela assessoria contábil?

A assessoria contábil é responsável por auxiliar no controle financeiro e na organização e elaboração de planos para o crescimento do negócio que busca seu apoio. 

 

A expertise de um contador ajuda um empreendedor a ter conhecimento com a legislação envolvida nos seus negócios, que pode ser bem complexa dependendo de qual for a atividade exercida e o porte da empresa.

 

Esse serviço tem muitas funções que podem estar entre as suas necessidades como empresário. 

 

Veja a seguir as principais frentes nas quais um contador pode atuar em uma instituição que iniciou suas operações recentemente:

Gestão Financeira

Dependendo do porte da sua empresa, a folha de pagamento dos seus funcionários pode ser bem complexa, com encargos, auxílios e adicionais de todos os tipos. 

 

Uma assessoria contábil pode auxiliar nesse processo, dando praticidade e segurança para essa etapa. É essencial manter os pagamentos em dia caso sua empresa queira adquirir confiabilidade no mercado!

 

O controle do fluxo de caixa também é uma operação importantíssima para analisar o desempenho de um negócio, além de ser necessário para revisar custos e estabelecer um planejamento financeiro que vise quitar os débitos dos investimentos iniciais e desencadear em um crescimento ordenado. 

 

Uma empresa sem controle financeiro reduz drasticamente suas chances de sobreviver aos primeiros cinco anos!

 

Leia mais: Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular.

Auditoria financeira

Uma auditoria é uma revisão aprofundada de todas as atividades de uma empresa, que visa verificar a legalidade de seus processos, bem como sua rentabilidade. 

 

Uma auditoria externa (prestada por um contador terceirizado) é um ótimo mecanismo de garantia de confiabilidade, e pode ser buscada para processos de captação de recursos com investidores.

Gestão tributária

Como dissemos anteriormente, os impostos brasileiros são bem complexos, e saber lidar com as obrigações principais e acessórias de uma empresa às vezes requer muita experiência de mercado.

 

Além de precisar quitar todos os tributos corretamente para manter-se na legalidade, é importante também ter conhecimento dos regimes tributários e possíveis isenções para manter sua empresa pagando o mínimo necessário de taxas e buscar sempre tornar-se lucrativa o mais rápido possível.

 

Confira também: Saiba como calcular a margem de lucro de um produto e da empresa

Certificação digital

Com o avanço da tecnologia e a digitalização de muitas relações de trabalho, vendas e serviços, os certificados digitais adquiriram grande importância para empresas de todos os tipos. 

 

Substituindo a assinatura a mão, essa ferramenta requer o cumprimento de uma série de burocracias para ser obtida, e algumas contabilidades se especializam nessa função.

Por que contar com uma assessoria contábil para abrir minha empresa?

Como você pôde perceber ao longo do texto, uma assessoria contábil cumpre uma série de funções empresariais que estariam na longa lista de obrigações de um empresário. 

 

Além de tudo isso, um serviço de contabilidade oferece informações e análises valiosas que auxiliam na tomada de decisões de na proposição de estratégias e planos de ação rumo ao crescimento da sua empresa.

 

Um contador ajuda você a cuidar do seu orçamento, dos impostos e da resolução de diversos detalhes técnicos, permitindo que sobre tempo para lidar com as questões mais importantes do cotidiano da sua empresa. 

 

Com o apoio de um contador, um empreendedor pode voltar sua atenção aos seus colaboradores, aos seus clientes e à criação de ideias de negócio.

Conheça nossos serviços de assessoria contábil!

Como você pôde ver no decorrer do texto, ser empresário no Brasil não é uma tarefa fácil, e toda ajuda é bem-vinda para lidar com as burocracias e a gestão financeira após a abertura da sua empresa. 

 

A assessoria contábil prova que é um investimento valioso que pode pagar grandes resultados.

 

Então venha conhecer a Mercantil Assessoria Contábil! Somos uma contabilidade que trabalha sempre para oferecer soluções que ajudam o seu empreendimento a lidar com as adversidades impostas pelo mercado, buscando resultados positivos e o crescimento organizado.

 

Entre em contato agora e descubra como nossas soluções podem ajudar a sua empresa!

 

Se tiver curtido este artigo, venha dar uma olhada no nosso blog e nas nossas redes sociais para mais conteúdos como este. Continue a leitura: O que é EPP e qual a diferença para uma ME?

Nenhum comentário

Postar um comentário