Empreendedorismo Digital: Como criar um negócio digital

empreendedorismo-digital

Empreendedorismo Digital: Como criar um negócio digital

Houve um tempo em que a internet era uma aposta para o futuro. Hoje, a internet está em todo lugar, na cidade, no campo, na sua casa, dentro do  transporte público, no seu bolso. Por isso, o que antes era uma ferramenta apenas para entretenimento, agora virou um espaço para negócios de sucesso.

 

É neste cenário que surge o empreendedorismo digital. Muitas pessoas buscam criar um negócio digital com a vontade de poder trabalhar em qualquer lugar, com melhores condições, comodidade, flexibilidade e satisfação. 

 

Empreender na internet não demanda uma grande equipe ou uma estrutura física complexa. No começo, você pode executar todas as tarefas e investir muito pouco. Porém, é necessário muito planejamento para evitar frustrações. 

 

Você pensa em criar um negócio digital? Quer entender melhor como funciona o empreendedorismo digital? Então acompanhe o artigo que preparamos para você!

 

Leia também o artigo: Negócios em alta para 2021: ideias para empreender.

 

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é a criação de negócios que funcionam na internet. Alguns exemplos mais comuns são os cursos online, e-commerce, blogs e canais no YouTube. O que todos têm em comum é o baixo custo de investimento para começar a atuar no mercado e a liberdade de poder trabalhar quando e onde quiser. 

 

No início do negócio digital você precisa, em tese, de apenas um computador ou celular com acesso à internet. Mas é claro que características como criatividade, vontade de aprender, motivação e planejamento fazem grande diferença nos resultados.

 

Vantagens do empreendedorismo digital

 

Como já vimos, a vantagem mais atrativa para quem busca criar um negócio digital é poder trabalhar em qualquer lugar e fazer os próprios horários. Porém, existem muitas outras vantagens que o empreendedorismo digital apresenta. Confira:

 

Tempo de qualidade

O empreendedorismo digital irá consumir grande parte do seu tempo como qualquer outro tipo de trabalho, mas a liberdade de ajustar esse tempo e a flexibilidade de horários fazem com que você possa participar mais da vida familiar, cuidar da saúde e reservar um espaço para o lazer. 

 

Despesas mínimas

A economia é uma das maiores vantagens do empreendedorismo digital, uma vez que o início do negócio acaba exigindo apenas um computador ou celular com acesso à internet. Enquanto isso, em uma empresa tradicional os custos de água, luz, equipamentos, aluguel, entre outras despesas já seriam um empecilho. 

 

Mais potenciais clientes 

O Brasil já conta com mais da metade da população conectada à internet, e esse número sobe a cada dia, em um ritmo acelerado. Sem falar que a barreira não é nacional, já que um brasileiro em qualquer lugar do mundo ou uma pessoa alfabetizada em português, pode entrar em contato com o seu negócio digital. 

Como alcançar o sucesso com o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital está ligado ao marketing digital, pois o seu negócio precisa atingir cada vez mais pessoas. Dessa forma, estar envolvido com as redes sociais é essencial para divulgar as suas iniciativas. Veja algumas dicas de como ganhar mais espaço e relevância na internet para alcançar o sucesso:

 

  • Produza conteúdo em texto e vídeo;
  • Tenha autoridade no assunto;
  • Busque audiência em diversos canais;
  • Crie um produto digital;
  • Entenda como funcionam as redes sociais.

 

Aproveite para ler: Saiba como calcular a margem de lucro de um produto e da empresa.

 

Empreendedorismo digital: como planejar a criação do seu negócio

Antes de iniciar o seu empreendimento online, é bom se preparar para os imprevistos. Guarde um dinheiro e comece a gerir melhor os seus recursos. É muito mais barato começar um negócio digital, mas isso não quer dizer que não existem riscos. 

 

Algumas perguntas sobre o seu produto ou serviço podem ajudar bastante na hora de identificar a viabilidade do seu negócio. Responda:

 

  • O seu produto ou serviço resolve algum problema? Se sim, qual?
  • Você é capaz de superar os concorrentes?
  • Sua ideia é de fácil compreensão para o público-alvo?

  

De acordo com as respostas, é possível realinhar as expectativas e melhorar os planos de como criar um negócio digital. Claro que o seu produto ou serviço irá sofrer mudanças ao longo do tempo. Isso é natural e deve acompanhar o feedback dos clientes.

 

Depois de realizar os testes e chegar a um resultado positivo é preciso divulgar o seu negócio digital para os amigos, familiares, nas redes sociais e outras alternativas como anúncios, marketing de conteúdo, etc. 

 

Contabilidade para empreendedorismo digital

Depois de ver como criar um negócio digital, devemos lembrar que a contabilidade desenvolve um papel de extrema importância para todo tipo de empresa, seja ela física ou online. 

 

Além de contribuir na abertura e na gestão das finanças, o serviço especializado em contabilidade da Mercantil Assessoria Contábil atua para que você não precise pagar mais impostos.

 

Entre em contato e converse com um de nossos especialistas. Por meio de nossos serviços, você encontra as soluções e experiências viáveis para encarar as adversidades impostas pelo mercado digital. 

 

Gostou do conteúdo sobre empreendedorismo digital? Então aproveite para seguir nossas redes sociais, acompanhar o blog e ler mais sobre: Como regularizar um e-commerce: entenda a importância e como fazer.

 

Nenhum comentário

Postar um comentário