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Diagnóstico empresarial: como a Mercantil atua no seu negócio

O empreendedorismo vem acompanhado de diversos desafios. Engana-se quem pensa que essa é uma atividade fácil e tranquila. Para se ter um negócio bem sucedido é necessário que o empresário supere muitas adversidades. 

 

Mesmo assim, até o empreendedor mais atento e experiente tende a encontrar problemas em sua gestão. A melhor maneira de evitar ou lidar com esses impasses é criar um diagnóstico empresarial.

 

Essa ferramenta é benéfica para empresa, pois ela concede ao gestor uma visão mais ampla do negócio, com as áreas passíveis de melhorias. 

 

O empreendedor que tem como intenção tornar sua empresa ainda mais competitiva no mercado encontra no diagnóstico empresarial um excelente meio para isso. 

 

Convidamos você, empreendedor, a ler o conteúdo deste artigo para entender a importância e os benefícios da elaboração de um diagnóstico empresarial para seu negócio. 

 

Nosso intuito com esse texto é agregar à sua empresa de modo que ela se desenvolva ainda mais. Então, vamos lá?!

O que é diagnóstico empresarial?

Como o próprio nome já diz, o diagnóstico empresarial nada mais é que uma maneira de o gestor diagnosticar todos os processos envolvidos na rotina da empresa em uma avaliação.  

 

Esse relatório avalia diferentes áreas da empresa, como: 

 

  • Operacional;
  • Marketing;
  • Comunicação interna;
  • Vendas;
  • Setor financeiro;
  • Contabilidade; 
  • Estoque.

 

Por meio dessa avaliação é possível ter uma dimensão de quais são as falhas da empresa e no que ela precisa melhorar para se desenvolver ainda mais.

 

 Esse diagnóstico empresarial evita que essas fraquezas passem despercebidas. 

 

Leia mais: Empreendedorismo digital: como criar um negócio digital

 

Ter uma visão mais ampla de cada área da empresa faz com que o gestor atue com assertividade e clareza ao tomar decisões. Enxergar os problemas de maneira prévia garante melhores estratégias e, consequentemente, melhores resultados. 

Por que realizar um diagnóstico empresarial? 

Realizar um diagnóstico empresarial não garante que o empreendedor perceba apenas as falhas do negócio. 

 

Essa ferramenta faz com ele também possa enxergar as principais forças da sua empresa. Dessa maneira, ele terá autoconhecimento suficiente para entender quais são seus pontos fracos e também os fortes. 

 

Ter essa visão e esse conhecimento dá poder de decisão: rápido e certeiro! 

 

Principalmente se considerarmos que os processos empresariais no Brasil tendem a ser ainda mais complicados. Isso porque somos “premiados”: nosso país tem o sistema tributário mais burocrático do mundo. 

 

Como se não bastasse esse título tributário, há ainda, a alta onerosidade dos impostos, a gestão de colaboradores, a análise de mercado, o estudo sobre como superar a concorrência, vender mais, dentre outras questões.

 

Se esse gestor não tiver uma visão estratégica acerca do negócio, será ainda mais difícil criar planos para redução e contenção de custos,

 

Portanto, ter uma equipe que atua de forma sincronizada rumo, ou seja, ter os setores alinhados, são fatores essenciais para que a instituição chegue ao azul. Essas vantagens são alcançadas a partir da realização de um diagnóstico empresarial assertivo

Como realizar um diagnóstico empresarial? 

Agora que já entendemos a importância e os benefícios da elaboração de um diagnóstico empresarial vamos para a prática: como realizá-lo!

 

A preparação é feita por etapas: 

 

  • Coleta de informações;
  • Análise;
  • Identificação dos problemas;
  • Estratégias de resolução.

 

Vamos entender cada uma?!

Coleta de informações

Nessa etapa, você vai coletar os principais dados e indicadores de cada área a ser analisada no diagnóstico empresarial

 

Dentre a coleta dessas informações pode-se ter: resultados financeiros, reclamações de clientes, retorno das estratégias de marketing, vendas, produtividade das equipes.

Análise

Após ter em mãos todas as principais informações de cada área estudada, chega o momento de organizá-las em planilhas e gráficos. Logo, é feita uma análise com objetivo de criar projeções para os dados encontrados. 

Identificação dos problemas

Aqui chega a vez de você descobrir quais são os principais pontos que sua empresa pode melhorar. Enxergar dessa maneira e não apenas como falhas faz com que surjam oportunidades de crescimento daquilo que, outrora, era apenas um prejudicial ao seu negócio. 

Estratégias de resolução

Para efetivar as oportunidades criadas é necessário elaborar estratégias para isso. Dessa maneira, essa etapa é dedicada à produção de um plano com os passos e ações a serem postos em prática para solucionar todos os impasses encontrados nas fases anteriores. 

 

É importante definir metas e traçar caminhos para viabilizar que sua empresa as alcance. Não adianta ter apenas os objetivos em mente se não criar os meios para conquistá-los. Para isso, existem ferramentas que facilitarão seu trabalho, como: 

 

  • Fluxo de caixa;
  • Benchmarking;
  • Matriz SWOT.

 

Conte com a Mercantil para realizar seu diagnóstico empresarial

Ter domínio pleno de todas as áreas da empresa demanda bastante know how por parte do gestor. Nem sempre é possível conhecer detalhadamente cada setor, o que prejudicaria a elaboração de um diagnóstico empresarial assertivo. 

 

A melhor maneira para fazer isso é contar com profissionais qualificados e especializados em cada área. Nisso você pode contar com o auxílio da Mercantil Assessoria Contábil

 

Somos uma empresa de contabilidade com anos de experiência em levar resultados positivos aos nossos clientes.

 

Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções e como elas podem ajudar o seu negócio a decolar!

 

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