Mercantil Assessoria Contábil

abertura-de-empresa-para-medicos-em-brasilia

Como funciona a abertura de empresa para Médicos em Brasília?

Como funciona a abertura de empresa para Médicos em Brasília? 

Apesar da crise, o Brasil é um país que possui uma quantidade enorme de empresas abertas. Apenas em 2021, foram mais de quatro milhões de empresas abertas, o que representa um aumento de 20% em relação a 2020, segundo dados do Mapa de empresas, do Ministério da Economia. 

 

Isso prova que o brasileiro é um povo que gosta de empreender. Logo, essa máxima também se aplica para médicos que residem em Brasília.

 

O setor da saúde, é um setor que sempre está em alta, afinal, as pessoas sempre necessitam da assistência desse profissional. Por isso, investir nesse ramo pode ser uma boa. 

 

Porém, para que se tenha uma gestão empresarial bem assertiva, antes, é preciso que o médico tenha sua empresa aberta de forma organizada desde o começo de sua jornada. Mas você sabe como funciona a abertura de empresa para Médicos em Brasília

 

Leia esse artigo atentamente esse passo a passo para entender como abrir sua empresa em Brasília.

 

Tenha uma boa leitura!

Escolha da natureza jurídica

O profissional da medicina pode atuar de diversas formas, ser um contratado em regime CLT, atuar como um prestador de serviços autônomo, bem como abrir o seu próprio negócio. 

 

Se você é um médico que está pensando em abrir uma clínica ou consultório em Brasília, saiba que essa é uma boa opção uma vez que esse mercado apenas cresce. 

 

O primeiro passo para a abertura de empresa para médicos em Brasília é escolher a sua natureza jurídica.  A natureza jurídica ou tipo societário é o que irá definir os deveres e as obrigações do seu empreendimento, dessa maneira, ela se mostra como uma das coisas mais importantes a serem feitas na hora de abrir uma empresa. 

 

Existem diversas naturezas jurídicas no Brasil. No entanto, separamos as duas mais vantajosas para médicos em Brasília:

 

Leia também: Quais as diferenças entre PJ e médico e PF médico?

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é uma excelente natureza jurídica para quem deseja abertura de empresa para médicos em Brasília de forma individual. Logo, já se pode ter noção de que ela é uma natureza jurídica que não exige sócios. 

 

Sua maior vantagem, no entanto, é ter a responsabilidade limitada. Ou seja, o patrimônio pessoal e da empresa ficam separados. Isso é especialmente vantajoso pois evita que o indivíduo tenha que colocar seus bens em jogo para a quitação de dívidas empresariais.

 

A SLU também não tem exigência de capital social mínimo, logo, o investimento inicial nessa modalidade é bastante reduzido. 

Sociedade Simples Empresarial (LTDA)

A Sociedade Simples Empresarial (LTDA) deve ser feita entre profissionais que têm a mesma profissão, ou seja, ela é ideal para quem deseja empreender de forma conjunta. 

 

Sua grande vantagem é que apenas um dos sócios necessita estar registrado com CRM.  Vale ressaltar que ela é exclusiva para prestadores de serviços, e possui todos os benefícios citados pela SLU. 

Escolha do regime tributário

O próximo passo da abertura de empresa para médicos em Brasília é justamente escolher o regime tributário que melhor se encaixa no seu perfil. 

 

O regime de tributação é o que irá definir a forma de recolhimento de impostos em sua empresa, isso será fundamental, uma vez que a carga tributária no Brasil é muito alta. Dessa maneira, escolher o regime tributário ideal evitará que você pague mais impostos que o necessário. Hoje no Brasil, existem três enquadramentos tributários: 

 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real. 

 

Os dois primeiros são os mais utilizados para quem deseja abrir uma empresa como médico.  Veja mais detalhes sobre eles: 

Simples Nacional

O Simples Nacional foi criado para simplificar a vida do pequeno e microempreendedor. Por ser um regime simplificado, sua principal vantagem é o pagamento unificado de todos os impostos municipais, estaduais e federais. 

 

No entanto, por ser um regime especial existem diversos pré-requisitos para se enquadrar nele, sendo o principal deles o teto de faturamento de R$ 4,8 milhões por ano.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é feito apenas para calcular o valor da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ). 

 

O cálculo do lucro presumido é feito a partir de uma presunção de uma parte do faturamento bruto da empresa, como lucro. Desse modo, são aplicadas tabelas pré-fixadas para isso. 

 

Qualquer empresa pode se utilizar deste regime, desde que tenha um limite de faturamento de R$ 78 milhões, e não seja empresas públicas e bancos. Suas alíquotas variam de 1,5% a 32%. 

 

Com tudo isso resolvido, é hora de partir para os próximos passos da abertura de empresa para médicos em Brasília, que é a emissão de alvarás e autorizações de funcionamento. 

Autorizações e Alvarás

Com tudo isso escolhido, os processos de abertura de empresa para médicos em Brasília, se assemelham com a abertura de qualquer tipo de empresa. 

 

Veja a seguir alguns desses processos: 

  • Elaboração do contrato social;
  • Registro do contrato social na junta comercial;
  • Instituição de um CNPJ;
  • Registro na Receita Federal;
  • Obtenção do certificado digital;
  • Solicitação de alvará de funcionamento com a Vigilância Sanitária.

 

Com todos esses processos feitos, você estará apto a abrir a sua empresa médica. Como você pôde observar, são muitos os processos para abertura de empresa para médicos em Brasília

 

No entanto, tudo isso é simplificado com o suporte de uma contabilidade. O profissional contábil está acostumado a lidar com esse tipo de burocracia. Assim, você se preocupa apenas em fazer a sua empresa crescer. 

Conte com o suporte da Mercantil!

Agora que você conhece todos os processos de abertura de empresa para médicos em Brasília, saiba que pode contar com a Mercantil Assessoria Contábil!

 

Somos uma empresa repleta de profissionais qualificados que estão sempre em busca de se atualizar para atender com as melhores ferramentas de gestão empresarial para auxiliar na tomada de boas decisões. 

 

Entre em contato para conhecer mais a respeito de nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para saber mais a respeito de empreendedorismo e gestão e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais

 

Leia mais: Clínicas com equiparação a hospitais como proceder?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *