Mercantil Assessoria Contábil

Planejamento Tributário para Médicos: dicas essenciais para o sucesso

A preocupação com a tributação no Brasil assola empresários e gestores do Brasil inteiro. Isso acontece porque além de apresentar uma legislação tributária muito complexa,  ocupamos o segundo lugar no ranking de países que mais tributam as suas empresas. 

Com isso, empresários estão sempre em busca de encontrar ferramentas para diminuir a onerosidade excessiva dos impostos que incidem sobre as empresas. Um mecanismo importante para isso é o planejamento tributário.

A sua utilização é muito importante para reduzir de forma significativa a tributação da empresa. Além disso, sua utilização deve ser feita de forma  personalizada, a fim de que seja mais efetiva, dessa forma, se você é um empresário do ramo da saúde, é indispensável fazer um planejamento tributário para médicos.

Por isso, se você deseja conhecer os benefícios desse instrumento contábil para o seu negócio, continue nesse artigo e preparamos sobre o assunto. 

Tenha uma boa leitura!

O que é um planejamento tributário?

O planejamento tributário, também conhecido como elisão fiscal, é uma estratégia contábil que tem como principal objetivo controlar, analisar, planejar e posteriormente diminuir a carga tributária de uma empresa de forma completamente legal. 

No entanto, é preciso atenção para não confundir esse processo com a evasão ou sonegação fiscal. A evasão é um crime instituído pela lei n.º 4.729/1965, e consiste no não pagamento dos tributos devido aos órgãos responsáveis. 

Esse é um crime considerado grave e tem como sanções multas que podem iniciar com um valor entre duas e cinco vezes do tributo devido até detenção de seis meses a dois anos. 

Porém, ao contar com um planejamento tributário o empresário pode ficar tranquilo em relação aos tributos que serão todos pagos e reduzidos de forma 100% legal. Mas afinal, por que um planejamento tributário para médicos é importante? Continue nesse artigo e descubra!

Continue a leitura: Emissão de Notas em Clínicas Médicas: entenda a importância e como fazer.

Qual a importância de um planejamento tributário para médicos?

Segundo uma pesquisa do Sebrae, a alta carga tributária é uma das principais razões para o fechamento de empresas no Brasil, sendo responsável por cerca de 18% a 22% dos encerramentos de empresas.

Dessa forma, é imprescindível que empresários e gestores tenham o suporte necessário para a gestão tributária da empresa. 

Sendo assim, a importância do  planejamento tributário para médicos fica ainda mais evidente, uma vez que o profissional da medicina precisa lidar com uma série de obrigações. 

Isso porque além de lidar com os pacientes, evoluir seus prontuários e se preocupar em fazer um bom atendimento. O médico precisa ainda lidar com todos os processos burocráticos que envolvem a administração da empresa. 

Assim, lidar com tudo pode ser uma tarefa difícil, e pode-se colocar a saúde financeira da empresa em risco pelo esquecimento do pagamento de tributos, por exemplo.

Sendo assim, ao contar com um planejamento tributário para médicos, assertivo, o empresário estará garantindo uma melhor gestão e o futuro da sua empresa.

Alguns outros benefícios de um planejamento tributário para médicos, incluem:

  • Melhores benefícios e isenções fiscais;
  • Organização do pagamento de tributos;
  • Diminuição da carga tributária;
  • Maiores possibilidades de lucro;
  • Gestão de finanças do negócio;
  • Possibilidade de recuperar créditos tributários;
  • Escolha de um regime tributário mais vantajoso.

Agora você já sabe a importância de um planejamento tributário para médicos. Veja a seguir, as melhores dicas para uma estratégia de elisão fiscal de sucesso. 

Dicas para fazer um planejamento tributário de sucesso

Para que um planejamento tributário para médicos traga bons resultados para a empresa, é preciso que ele se estruture a partir de três pilares importantes:

  • Elaboração de um calendário tributário;
  • Definição do melhor regime tributário para a empresa;
  • Busca por benefícios fiscais. 

Veja a seguir mais detalhes sobre cada um deles:

Elaboração de um calendário tributário

Como já foi falado anteriormente, o Brasil possui diversos tributos diferentes. Dessa forma, a base de um planejamento tributário para médicos de sucesso deve ser a instituição de um calendário de tributos.

Dessa forma, o empresário saberá quais são as suas obrigações e principalmente quando eles devem ser pagos. Assim, o empresário evita o pagamento de multas pelo não pagamento de seus impostos.

Escolha do regime tributário

O regime tributário de uma empresa é muito importante para o pagamento de impostos. Afinal, ele é o que define como será feito o recolhimento de tributos da empresa e sob quais alíquotas.

Dessa forma, se enquadrar no regime tributário incorreto pode fazer com que a sua empresa pague mais impostos que o necessário. Isso pode desestruturar a empresa financeiramente. 

Portanto, após uma análise da realidade financeira e estrutura da empresa, é preciso escolher entre três regimes disponíveis no Brasil:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Busca por incentivos fiscais

Hoje, no Brasil existem uma série de incentivos e benefícios fiscais que podem ser usados pela empresa. Dessa forma, uma parte fundamental da estruturação de um planejamento tributário de qualidade é buscar enquadrar a sua empresa em algum deles. 

Dessa forma, você não apenas economiza pelo bom enquadramento tributário, mas também por conseguirá bons descontos e até mesmo isenção em seus tributos. 

Como você pôde observar, o planejamento tributário é muito importante para que sua empresa seja assertiva e consiga lidar bem com os seus tributos. No entanto, para conseguir todos os benefícios dessa estratégia, conte com o suporte de uma contabilidade. 

Conte com o suporte da Mercantil!

Deseja fazer um planejamento tributário para médicos assertivos? Conte com o suporte da Mercantil Assessoria Contábil!

A Mercantil está no mercado contábil desde 2012, oferecendo sempre serviços de qualidade e com competitividade. Nós buscamos sempre contar com uma administração assertiva para oferecer as melhores soluções.

Entre em contato e fale com nossos especialistas! Acesse nosso blog para ler mais conteúdos como esse.

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para mais textos como esse.

Leia mais: Atualização de Limite do Simples Nacional: conheça a Medida Provisória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *