Mercantil Assessoria Contábil

emissao-de-notas-em-clinicas-medicas

Emissão de Notas em Clínicas Médicas: entenda a importância e como fazer

O Brasil possui uma das legislações tributárias mais complexas do mundo. Para se ter uma ideia, em média são criadas 46 novas regras sobre tributos a cada dia útil

 

Assim, é preciso que gestores estejam sempre atualizados em relação a essas regras para não entrar em problemas com o Fisco. Um dos principais pontos de atenção quando se trata de tributos, é a emissão de notas fiscais.

 

Esses são documentos importantes para garantir que a cobrança de tributos está sendo feita de forma correta, entre outras coisas. 

 

Para o caso de clínicas médicas, isso não é diferente. Por isso, para que você entenda a importância da emissão de notas em clínicas médicas e como fazer esse processo, leia esse artigo com atenção.

 

Tenha uma boa leitura!

O que é uma nota fiscal?

Antes de saber a respeito da emissão de notas em Clínicas Médicas é preciso saber especificamente da emissão desses documentos. 

 

A Nota Fiscal Eletrônica, ou NF-e é um documento feito para certificar uma transação financeira entre uma empresa e seus clientes. Assim, ela serve para definir: 

 

  • Vendas;
  • Transporte de produtos;
  • Prestação de serviços.

 

No Brasil, as notas fiscais foram estabelecidas nos anos 90 por meio da Lei 8137/1990, sendo obrigatória para todo os tipos de empresas. Porém, elas eram feitas de forma manual, o que pode incorrer em erros. 

 

Assim, em 2005 foram instituídas as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), com o intuito de facilitar a maneira com que esses registros são feitos. Isso fez com que os erros humanos diminuíssem drasticamente, além de facilitar o armazenamento.

 

No entanto, a NF-e cumpre outro papel muito importante para as empresas, a de recolhimento de impostos. Esse documento é utilizado para apurar diversos impostos, como: 

 

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • Contribuição Previdenciária Patronal (CPP).

 

Assim, a emissão de notas em clínicas médicas é crucial para manter um empreendimento em total conformidade com a lei. Não pagar tributos, é um crime, e pode levar até mesmo a detenção.

 

Com os tributos pagos em dia, você tem mais tranquilidade em sua operação, garantindo mais saúde financeira para o seu empreendimento. 

 

Mas afinal, quais são as vantagens da emissão de nota em clínicas médicas? Veja a seguir.

 

Continue a leitura: Preciso emitir notas fiscais de venda por Pix? Entenda o que muda para médicos.

Qual a importância da nota fiscal para clínicas médicas?

Em clínicas médicas as transações financeiras acontecem a todo momento, afinal, são dezenas de atendimentos todos os dias. 

 

Mas afinal, qual é a importância da emissão de notas em clínicas médicas. Vale adiantar, que eles vão muito além da regularidade fiscal. Veja a seguir:

 

Credibilidade

A emissão de notas garante direitos aos consumidores, além de garantir a legalidade da operação.

 

Assim, você tem mais credibilidade fazendo com que o negócio tenha mais peso no mercado, e como consequência lucre mais. 

Controle financeiro

A emissão de notas em clínicas médicas, também garante o controle financeiro da empresa. Isso porque, o empresário tem acesso à plataforma das NF-e.

 

Assim, é possível ter ideia de tudo que entrou como receita e da quantia descontada dos impostos. Isso garante um planejamento financeiro de qualidade para a empresa. 

 

Diminuição de erros

A Nota Fiscal hoje é eletrônica como você pôde observar mais acima no texto. Isso faz com que erros decorrentes do preenchimento incorreto não aconteçam, ou diminuam bastante. 

 

Assim, a emissão de notas em clínicas médicas evita dores de cabeça com o Fisco devido a diferenças nas informações. 

 

Nesse ponto você pode estar se perguntando, como fazer a emissão de notas em Clínicas Médicas. Continue nesse artigo e descubra.

Como fazer a emissão de notas em clínicas médicas?

Para fazer a emissão de notas em clínicas médicas você deve ter um CNPJ que pode ser emitido completamente pela internet por meio do Portal Redesim.

 

Além disso, existe um tipo específico de nota para esse empreendimento que é a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. Diferentemente da Nota fiscal comum, a NFS-e, deve ser emitida junto aos governos municipais. 

 

Veja a seguir, como fazer a emissão de notas para clínicas médicas.

Certificado digital

O certificado digital é fundamental para garantir a segurança de suas informações. Essa é uma chave que funciona como uma assinatura digital. 

 

Nesse sentido, o paciente da sua clínica terá a tranquilidade de saber que todas as informações presentes na nota são verdadeiras. Apesar de não ser obrigatório em todos os municípios, é extremamente recomendado que você o tenha. 

 

Por essa razão, é importante que você tenha um contador ao seu lado para avaliar se será necessário conseguir esse certificado.

Registro na Prefeitura

Como foi falado, a emissão de notas fiscais de serviços é feita junto à prefeitura. Isso porque o principal imposto recolhido por essa nota é o Imposto Sobre Serviços, que é um imposto municipal.

 

Assim, para fazer a emissão de notas em clínicas médicas. Você deverá fazer o registro no seu município de forma totalmente gratuita. 

 

Como você pôde observar, a emissão de notas em clínicas médicas é muito importante para deixar o seu negócio legal, e fazer com que você tenha mais controle financeiro e credibilidade no mercado. 

 

Assim, é extremamente importante que você tenha todo o suporte necessário na hora de emitir as suas notas. 

Conte com o suporte da Mercantil!

Agora que você já sabe a importância e como emitir sua nota fiscal, conte com o suporte da Mercantil Assessoria Contábil para te ajudar com o seu negócio!

 

Com mais de 10 anos de mercado, somos uma empresa de qualidade com experiência nos mais diversos setores de atuação. Nossos valores, são a segurança, cortesia e eficiência em nossos processos. 

 

Entre em contato e fale com nossos especialistas! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e redes sociais para mais dicas e textos como esse.

 

Leia mais: O que é planejamento tributário: como fazer uma análise tributária para pagar o menor imposto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *