Mercantil Assessoria Contábil

cnpj-para-medicos

Médico pode ser empresário individual? Saiba mais sobre abertura de CNPJ para médicos

Médico pode ser empresário individual? Saiba mais sobre abertura de CNPJ para médicos

Cada vez mais, a profissão médica se torna cada vez mais comum. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, hoje, já são cerca de 2,4 médicos por mil habitantes, frente a 1,4 que era o percentual há 20 anos.

Com isso, existem cada vez mais médicos no mercado, e muitos deles, perante a competitividade do mercado, acabam escolhendo atuar por meio de um CNPJ para médicos. Isso se dá tanto para obter vantagens tributárias, quanto para abrir sua própria empresa e atuar no mercado. 

No entanto, na hora de se formalizar como PJ, diversos profissionais têm dúvidas a respeito da natureza jurídica do negócio. Para te ajudar a entender se médico pode ser empresário individual, e como funciona a abertura de CNPJ para médicos, nossos especialistas prepararam esse artigo para você.

Tenha uma boa leitura!

Por que a abertura de CNPJ para médicos pode ser vantajosa?

Com tantas opções de atuação no mercado, atuar como CNPJ pode trazer diversos benefícios para esses profissionais da saúde. 

Isso porque traz uma série de benefícios para esses profissionais, como a emissão de notas fiscais e direito a benefícios previdenciários. Além disso, um CNPJ para médicos oferece maiores oportunidades para plantões, uma vez que diversos hospitais e clínicas só contratam prestadores de serviços, com PJ.

Outro grande benefício dessa forma de atuação, também está na economia de tributos, uma vez que ao atuar como prestador de serviços autônomo por meio de pessoa física, as alíquotas dos impostos são mais altas do que para as pessoas jurídicas. Além de que ao contar com um CNPJ é possível contar com o suporte de uma contabilidade que auxilia na diminuição de seus impostos. 

Ainda, ao se formalizar dessa forma, o profissional tem mais autonomia para atuar no mercado, já que pode continuar prestando seus serviços de forma autônoma e ainda atuar em clínicas e hospitais. 

Nesse contexto, a abertura de CNPJ para médicos é determinante para uma atuação segura e econômica no mercado. Mas afinal, ao se formalizar, médico pode ser empresário individual? Confira a seguir.

Continue a leitura: Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

Médico pode ser empresário individual? 

Quando se diz respeito à abertura de empresas para médicos, é comum que muitos empresários tenham dúvidas a respeito dos trâmites necessários para tal. 

Uma das mais frequentes diz respeito à qual o tipo de natureza jurídica escolher. A natureza ou regime jurídico de uma empresa, é o conjunto de regras e diretrizes que estabelece quais serão as exigências que a empresa deve cumprir, além de determinar seus principais direitos. 

Na hora de abrir um CNPJ para médicos, desejam escolher uma natureza jurídica para empreender individualmente. Podendo optar por se tornar um Empresário Individual (EI), além de ser ideal para quem deseja atuar sozinho, também possui a responsabilidade ilimitada, fazendo com que bens pessoais e da empresa não se separem. 

No entanto, esse tipo de empresa não permite que profissionais que exerçam atividades regulamentadas abram empresa nesse regime. Com isso, médicos não podem ser empresários individuais. 

Uma opção mais comum para se formalizar é a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Esse também é um regime individual, mas existe a separação de bens, além de exigir um capital social mínimo, com isso, ela se mostra como uma opção mais viável para médicos. 

Agora que você já se médicos podem se registrar como EI, veja mais detalhes sobre a abertura de CNPJ para médicos.

Como realizar a abertura de CNPJ para médicos?

Os procedimentos necessários para a obtenção de um CNPJ para médicos, são burocráticos, e por essa razão, o suporte de uma contabilidade é fundamental para que todos os trâmites sejam feitos da forma correta. 

Veja a seguir como abrir uma empresa médica. 

Elaboração do contrato social

Para abrir um CNPJ para médicos é preciso redigir um contrato social, que tem como principal função atuar como uma certidão de nascimento da empresa. 

Esse é um documento que contém diversos dados importantes para as empresas, como as informações pessoais do empreendedor, o seu CNAE, e o número do CRM do médico, por exemplo. 

Constituição de CNPJ para médicos

Para abrir o seu CNPJ, é preciso realizar a redação do Documento Básico de Entrada (DBE). A abertura de pessoa jurídica acontece por meio do Portal Redesim.

Para preencher a DBE é preciso cuidado, uma vez que todas as suas informações devem concordar com o que consta no contrato social.

Autorização e registros em órgãos regulamentadores

Por fim, ao abrir sua empresa médica, será preciso registrá-la em uma série de órgãos regulamentadores para que o CNPJ para médicos esteja completamente regularizado. 

Com isso, é preciso obter uma série de autorizações, registros, e alvarás para, enfim, estar apto a exercer a sua atividade médica. Veja nossos exemplos:

  • Inscrição Municipal;
  • Cadastro no CRM do Estado;
  • Registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
  • Autorização do Corpo de Bombeiros.

Como você pôde observar, abrir CNPJ para médicos envolve uma série de trâmites burocráticos. Por essa razão, o suporte de uma contabilidade é fundamental para garantir que todos os procedimentos sejam feitos para não gerar gargalos e dores de cabeça para o empresário. 

Conheça a Mercantil Assessoria Contábil!

Agora que você sabe sobre as vantagens de se abrir um CNPJ para médicos, conte com a Mercantil Assessoria Contábil para auxiliar no processo.

A Mercantil oferece ao mercado serviços de qualidade e com competitividade. Sempre atualizados com as melhores soluções do mercado, a empresa está sempre preparada para suprir as necessidades do mercado.

Além disso, somos especializados em Contabilidade para clínicas médicas, dessa maneira, você terá soluções inteiramente personalizadas para o seu negócio, além de todo o suporte para lidar com as rotinas burocráticas. 

Entre em contato e conheça mais de nossas soluções!

Se gostou do conteúdo, acesse nosso blog e nossas redes sociais para mais artigos como esse. 

Leia mais: Planejamento tributário para médicos: dicas essenciais para o sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *