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Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

Cada vez mais, o mercado de serviços se assemelha ao de produtos. Isso porque o setor de serviços tem se tornado mais competitivo, assim, os pacientes e as suas famílias têm sido mais exigentes, no que diz respeito à qualidade do serviço.

 

Assim, essa é uma tendência do mercado, que tem se especializado cada vez mais em proporcionar uma boa experiência do paciente. 

 

Para se ter uma ideia de como o mercado está se adaptando a essa nova tendência, de acordo com dados do Digital Commerce 360 Statistic, cerca de 81% dos gestores em saúde, colocam que melhorar nesse aspecto é uma das prioridades principais em seus negócios.

 

Logo, para se destacar no mercado, será necessário se adequar a essas mudanças. Com isso, se faz fundamental entender mais sobre esses conceitos. Mas afinal, por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

 

Para responder essas e outras perguntas, continue nesse artigo para saber mais a respeito desse importante conceito para o seu negócio.

 

Tenha uma boa leitura!

O que é experiência do paciente?

O termo experiência do paciente é relativamente novo e engloba as interações que envolvem toda a cultura da organização de saúde, e que tem o poder de mudar a percepção do paciente a partir do cuidado que se tem com ele. 

 

Logo, esse é um processo que começa antes do paciente entrar na sala de consulta. Envolve toda a cadeia de interação que ele tem com o estabelecimento de saúde, como os planos, médicos, enfermeiros, todos os funcionários de hospitais e clínicas. 

 

Isso é fundamental não apenas para a saúde do paciente, mas também para que o seu empreendimento consiga alcançar cada vez mais públicos. 

 

Isso porque o atendimento médico, geralmente, acontece quando a pessoa está em uma posição frágil. Assim, se sentir confortável e acolhido dentro daquele espaço faz toda a diferença. A partir disso, algumas coisas podem acontecer:

 

  • O paciente é bem atendido;
  • Ele sai com a sensação de ter vivido uma boa experiência;
  • Ele volta ao seu consultório;
  • Ele indica o seu negócio para outras pessoas que precisam de atendimento;
  • O fluxo da empresa fica equilibrado e você tem mais rentabilidade.

 

Assim, a experiência do paciente ocupa um papel fundamental na gestão do negócio.Mas afinal, por que se preocupar com esse aspecto? Veja a seguir.

 

Continue a leitura: Gestão financeira dos convênios médicos: como a mercantil pode ajudar com o seu negócio.

Qual a importância de se preocupar com a experiência do paciente? 

É indispensável que você, bem como seus colaboradores entendam a importância de se preocupar com a experiência do paciente

 

Será apenas a partir desse alinhamento e entendimento que será possível fazer com que todos se mobilizem para oferecer o melhor atendimento possível para quem necessita. 

 

Além disso, essa preocupação faz com que todos saibam que o processo começa bem antes de se chegar ao médico. Desde a forma com que a recepção liga para os seus pacientes, passando ao atendimento na recepção, até mesmo na facilidade de remarcação de consultas. 

 

Assim um paciente satisfeito volta para consultar novamente e será isso que irá permitir que o seu fluxo de caixa se mantenha em um bom nível.

 

Mas, afinal, quais são as práticas que permitem quais são as principais ações que podem ser implementadas para oferecer uma boa experiência do paciente? Continue nesse artigo e descubra.

 

Como melhorar a experiência dos seus pacientes?

Agora que você já sabe sobre a experiência do paciente, pode estar se perguntando: como melhorar esse aspecto em minha organização? Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar.

Melhore o tempo de espera

Uma das maiores reclamações de quem vai ao médico frequentemente, é o alto tempo de espera e atrasos no atendimento. Nesse sentido, focar na pontualidade é fundamental. 

 

Isso porque atrasos, fazem com que seu empreendimento perca credibilidade perante ao seus clientes. Assim, ter um tempo de espera curto, dá a sensação de que você respeita o tempo do paciente. 

 

Para isso, organize bem a sua agenda de modo a otimizar o tempo. Uma boa dica é organizá-la de acordo com o tipo de atendimento. 

Invista em treinamento

Outro ponto chave para melhorar a experiência do paciente, é investir em treinamento. Isso permite que todos estejam alinhados.

 

Além disso, todos saberão como proporcionar um atendimento humanizado e atencioso. O momento de consulta com o médico é extremamente vulnerável, ter noção e tratá-lo com o respeito faz com que ele valorize empreendimentos que possuem essa característica. 

Foque em uma boa estratégia de pós-venda

O momento de pós venda também é fundamental. Por isso, ter um bom atendimento após a consulta também pode melhorar a experiência do seu paciente, oferecendo uma atenção especial até mesmo após a marcação ou finalização da consulta. 

 

Algumas estratégias nesse sentido, são:

 

  • Lembretes com horário da consulta ou retorno;
  • Envio de mensagens no aniversário ou em datas especiais; 
  • Investir no online;
  • Busque feedbacks do paciente.

 

Essas ações permitem que o seu negócio melhore a experiência do paciente, e lucre mais. No entanto, não é necessário fazer isso sozinho. Conte com um suporte especializado.

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Para melhorar o suporte que a sua empresa dá para a experiência do paciente, conte com o suporte da Mercantil Assessoria!

 

Ter ao seu lado uma contabilidade como a Mercantil, você tem todo o suporte na gestão que permite a implementação de ações para melhorar o atendimento do seu cliente. Desde 2012 no mercado, temos a expertise necessária para te ajudar com a administração do seu hospital ou consultório médico.

 

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