CERTIFICADO DIGITAL É COM A MERCANTIL ASSESSORIA CONTABIL

CERTIFICADO DIGITAL É COM A MERCANTIL ASSESSORIA CONTABIL

CERTIFICADO DIGITAL É COM A MERCANTIL ASSESSORIA CONTABIL

Para que serve o Certificado Digital?

O Certificado Digital é a assinatura eletrônica da empresa e do sócio, (funciona como a caneta azul) porém uma caneta azul digital, ou seja, adeus BIC para assinatura de alguns documentos contábeis, processos dos quais já estão 100% digital, dentre eles podemos citar:

  1. Acessar o e-Social;

O e-Social é uma iniciativa do Governo que visa regularizar o recolhimento do FGTS e outras obrigações jurídicas a trabalhadores domésticos e para as pessoas jurídicas.

  1. Consultar dados do IRPF;

Uma das grandes utilidades dos certificados digitais é permitir que as pessoas físicas consultem o IRPF, além de oferecer a possibilidade de elas assinarem a declaração anual do Imposto de Renda com mais versatilidade e segurança.

  1. Acessar o e-CAC;

Além de acessar o e-CAC, é possível realizar uma série de tarefas, como a verificação da situação fiscal, consultar as notificações e declarações entregues à Receita Federal, consultar, realizar ou cancelar procurações, entre outras.

  1. Acessar a Receitanet;

O representante legal de uma empresa na Receita Federal, ou o procurador, pode enviar demonstrativos como a DCTF, SPED Contábil, Fiscal e Contribuições, entre outras declarações pelo Receitanet.

  1. Acessar Conectividade Social;

Com o certificado é possível transmitir dados gerados no sistema de recolhimento do FGTS (SEFIP) e informações à previdência social, emitir guia de recolhimento rescisório (GRRF), visualizar e imprimir extratos, tais como o do trabalhador e para fins rescisórios, anunciar desligamento e afastamentos de funcionários, entre outros.

  1. Utilizar o e-DOC;

O Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos – e-Doc é uma ferramenta informatizada que propicia o peticionamento e a transmissão de documentos por meio eletrônico, mediante a utilização de certificado digital.

O sistema e-DOC está programado para o uso de certificado digital de pessoa física, não aceitando acesso por pessoa jurídica. Para o uso de assinatura eletrônica, o usuário deverá se credenciar previamente perante o Tribunal Superior do Trabalho ou o Tribunal Regional do Trabalho com jurisdição sobre a cidade em que tenha domicílio, mediante o preenchimento de formulário eletrônico, disponibilizado no Portal da Justiça do Trabalho (Portal-JT)

  1. Acessar o e-CNH;

É pelo portal do Denatran que os representantes de Formação de Condutores, além de motoristas, acessam informações pertinentes à sua CNH, além de poder solicitar o novo documento diretamente no portal de serviços.

  1. Participar de leilões da Receita e Polícia Federal

É possível participar de leilões por meio de um certificado digital válido.

  1. Emissão de Nota Fiscal

O Certificado Digital NF-e é destinado à emissão de notas fiscais eletrônicas e não precisa ser adquirido em nome do representante da empresa na Receita Federal. Isso significa muito mais segurança e controle, porque o empresário pode adquirir o certificado em nome do responsável pela emissão das notas, sem ter que compartilhar o e-CNPJ da empresa e sua senha.

  1. Assinatura de contato social e Alteração contratual

Com o uso do Certificado Digital para assinar esta documentação, diversas etapas, antes imprescindíveis para a criação do documento, são eliminadas, como reconhecimento de firma e chancelas das Juntas Comercias. O processo ganha agilidade porque tudo é feito no meio eletrônico, e torna-se sustentável, pois não há a necessidade da impressão de papel e deslocamentos para o envio do documento.

 

A Mercantil oferece o serviço de Agente de Registro que está diretamente ligado à Autoridade de Registro (AR), atuando no atendimento de clientes que desejam obter sua assinatura eletrônica.

Toda vez que um Certificado Digital é emitido, sua liberação só ocorre a partir da identificação segura e inequívoca da Mercantil Assessoria Contábil (AR), cuja responsabilidade é cadastrar os dados e identificar presencialmente o interessado em obter um Certificado. A Autoridade de Registro é operacionalmente vinculada a uma Autoridade Certificadora (AC), neste caso à Soluti.

Assim, o cliente deverá comparecer portando seus documentos na Mercantil Assessoria Contábil (AR) que é a unidade responsável por solicitar a geração do Certificado Digital à AC.

Após a solicitação registrada pela Mercantil, a Soluti associa a entidade que deseja possuir o documento eletrônico a um par de chaves criptográficas que servirá de assinatura eletrônica. A AC segue as regras estabelecidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas (sistema que fornece e provê a certificação pública e serviços relacionados, que garantem confiança e segurança no processo de Certificação Digital).

Para obter informações de qual o certificado mais adequado à sua necessidade e os demais procedimentos fale conosco: (61)3468-2698 ou (61) 99126-1225 (WhatsApp).

 

Por: Andressa Virginia

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